Texto Anterior
|
Próximo Texto
| Índice | Comunicar Erros
Motor FÁBIO SEIXAS fabioseixas.folha@uol.com.br @fabio_seixas Schumacher, Webber e uma discussão filosófica Um embate filosófico está em curso na F-1. O estopim, a discordância de dois dos mais experientes pilotos sobre os pneus da categoria. Após o Bahrein, Schumacher, 290 GPs, disse que o alto nível de desgaste dos Pirelli fere a alma do esporte porque impede os pilotos de dirigirem no limite. Mais importante do que acelerar forte é poupar borracha, alega. "Eu me pergunto se os pneus deveriam ter tanta importância ou se não seria melhor pilotarmos normalmente, sem parecer que estamos com safety-car o tempo todo." Anteontem, em Mugello, Webber, 180 provas na F-1, opinou em sentido oposto. "Nós adoraríamos ter mais velocidade e pneus mais resistentes, porém aquilo não significava exatamente GPs mais empolgantes anos atrás." Sim, alguém pode dizer que Schumacher está de chororô porque continua ofuscado por Rosberg. E que Webber não quer mexer em time que está ganhando. Mas vai além disso. Schumacher, 43, é o último remanescente de uma geração de "pure racers". Aquela coisa de "larga, todo mundo acelera ao máximo e a gente vê quem chega na frente". O australiano, 35, foi apelidado de "Marketing Webber" em seus primeiros anos de F-1. E isso diz muito. O piloto da Red Bull engrossa as fileiras dos que defendem o "espetáculo", mesmo que isso signifique invencionices na competição. Os pneus-farofa são um exemplo -não por erro da Pirelli, mas porque Bernie Ecclestone exigiu que fossem assim. As corridas neste ano foram boas? Sim. Mas tenho a impressão de que poderiam ter sido ainda melhores se não fossem tantos pit stops. Velocidade pura versus mudanças frenéticas na ponta, mesmo que passageiras e artificiais. Entendo os dois lados e prefiro o primeiro. Mas o último veio para ficar. "Corrida pura" é passado. F-1 ÚLTIMO TESTE A F-1 encerra hoje, em Mugello, sua primeira bateria de testes intertemporada em quatro anos. Com pouco a concluir. O primeiro dia de testes foi arrasado pela chuva. Ontem, Lotus e Sauber na frente, algo que dificilmente se repetirá em corridas. Os resultados, se é que haverá algum, só devem começar a aparecer nos primeiros treinos para o GP da Espanha. INDY TESTE DE FOGO Com a vitória em São Paulo, Power repete o enredo das temporadas anteriores: domínio e disparada no campeonato na fase dos circuitos mistos. Em 2010 e 2011, porém, o australiano fraquejou nos ovais e perdeu o título para Franchitti. Isso também continuará igual? A resposta começará a ser dada logo. Os treinos em Indianápolis serão abertos no dia 12. Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |