Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CBF repassa ao COB gastos com feminino

2012
Comitê olímpico assume tarefas na preparação da seleção

SÉRGIO RANGEL
DO RIO

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) bancará parte das tarefas da preparação para a Olimpíada de Londres, em acordo feito com a CBF.

Pelo trato fechado entre as duas entidades, que vai seguir até os Jogos do Rio-2016, as boleiras terão atenção do grupo de ciência do comitê.

Em 2011, a CBF teve renda anual de quase R$ 300 milhões, bem superior a receita das confederações de outros esportes e do próprio comitê. A confederação sempre recusou verbas estatais, principal fonte financiadora do COB.

Mas o comitê fará avaliações fisiológicas das atletas e ainda lhes dará suporte do seu grupo de bioquímica.

O projeto inclui também o acompanhamento das adversárias das brasileiras nos Jogos de Londres. Uma equipe do comitê já faz um levantamento de vídeos das rivais.

Na primeira fase, a seleção enfrentará Camarões, Reino Unido e Nova Zelândia. A estreia do time de Marta será em 25 de julho, em Cardiff, contra Camarões. A entidade prepara também um trabalho estatístico de cada adversária.

"O time tem um forte potencial de medalha e decidimos fazer um projeto para desenvolver o potencial das atletas ao longo prazo", afirmou Jorge Bichara, que comanda a equipe de ciência do esporte do COB.

Entre os homens, é a CBF quem banca toda a preparação da seleção brasileira.

Mas, no feminino, as jogadas são semiprofissionais. Uma parte das que disputaram a última Copa do Mundo-2011, na Alemanha, não tinha nem clube para treinar.

Para disputar o Mundial, a CBF organizou apenas dois amistosos. Na delegação, não havia psicólogos nem cozinheiros. As próprias jogadoras preparavam sua comida.

O time foi eliminado nas quartas de final após perder dos EUA nos pênaltis.

"Decidimos dividir a responsabilidade. Como o futebol feminino é bem carente no Brasil, vamos unir forças para obter bom resultado", afirmou o diretor de seleções da CBF, Andres Sanchez.

Mesmo com a estrutura pífia, a seleção ficou com a medalha de prata em Pequim-2008. O técnico daquela campanha, Jorge Barcellos, foi recontratado pela CBF e voltou a dirigir o time.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.