Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

3 é demais?

Santos tenta repetir esquadrão dos anos 60 e conquistar o terceiro Paulista seguido

MARCEL RIZZO
ENVIADO ESPECIAL A CAMPINAS
MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

O Santos começa a tentar hoje uma façanha rara, que ninguém consegue desde Pelé: ganhar três vezes seguidas o Campeonato Paulista.

O adversário é o Guarani, que na fase de mata-matas eliminou Palmeiras e Ponte Preta com autoridade.

A primeira das duas partidas decisivas ocorre hoje às 16h, no Morumbi, e a segunda, exatamente uma semana depois, no mesmo estádio.

Se os dois times somarem o mesmo número de pontos e empatarem também no saldo de gols, o título do Paulista será decidido nos pênaltis.

O Santos de Neymar tenta hoje repetir o Santos de Pelé, que conquistou dois tris: de 1960 a 1962 e de 1967 a 1969.

Antes daquele esquadrão santista, tricampeonatos foram registrados só na década de 1930: do Corinthians, de 1937 a 1939, e do então Palestra Itália, entre 1932 e 1934.

De 1970 para cá, houve tricampeões em todos os principais torneios estaduais, em todos os campeonatos nacionais relevantes e até nas disputadíssimas Copa dos Campeões e Taça Libertadores.

Menos no Campeonato Paulista. "Estamos fazendo história", declarou Neymar durante a semana.

Com 16 gols, o atacante é -e com muita chance será- o artilheiro do torneio.

O Santos chega à decisão depois de ter feito campanha irregular na primeira fase.

Envolvido com a Taça Libertadores, foi o grande que mais perdeu (quatro vezes) e terminou em terceiro lugar na fase de classificação, atrás de Corinthians e São Paulo.

Nos mata-matas, não teve problemas para eliminar Mogi Mirim na Vila Belmiro e São Paulo no Morumbi.

Do outro lado da chave, Corinthians e Palmeiras foram varridos do Estadual pelos campineiros Ponte Preta e Guarani, que agora tenta impedir outra façanha santista.

"O Santos é o favorito, até porque tem vantagem de jogar no Morumbi", admitiu o técnico bugrino, Oswaldo Alvarez. "Por isso mesmo não podemos esperar e vamos ter que atacar o Santos."

Se conquistar o Paulista na semana que vem, será a terceira volta olímpica de Muricy no Estadual, embora não de maneira consecutiva.

O treinador foi campeão com o São Caetano em 2004 e com o Santos no ano passado. "Sou bom para esse negócio de tri", divertiu-se Muricy, vencedor de três Brasileiros com o São Paulo.

NA TV
Guarani x Santos
16h Band e Globo (para SP) e Sportv

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.