Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bellucci volta pressionado por ranking

TÊNIS
Brasileiro perde 29 posições, e vaga na Olimpíada está ameaçada

Cesar Cebolla/Alfaqui/Brazil Photo Press
Maria Sharapova na vitória sobre Irina Begu (6/0 e 6/3) em Madri. Pela primeira vez o torneio usa o saibro azul, cor do principal patrocinador do evento
Maria Sharapova na vitória sobre Irina Begu (6/0 e 6/3) em Madri. Pela primeira vez o torneio usa o saibro azul, cor do principal patrocinador do evento

FERNANDO ITOKAZU
DE SÃO PAULO

Depois de perder dois torneios (Barcelona e Munique) por conta de uma ruptura no abdome, o brasileiro Thomaz Bellucci retorna às quadras nesta semana sob pressão.

O tenista disputa o Masters 1.000 de Madri após uma queda de 29 posições no ranking, que coloca em risco sua participação em Londres-2012.

Por falta de sincronia entre os calendários, os 360 pontos da semifinal de Madri de 2011 -a melhor campanha da carreira de Bellucci, quando derrotou dois top 10 (o tcheco Tomas Berdych e o britânico Andy Murray)- já foram descontados no último ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

O brasileiro aparece com 680 pontos, na 69ª posição.

A chave de Londres terá 64 tenistas, e 56 participantes serão definidos pelo ranking do dia 11 de junho. As vagas restantes são preenchidas por convites. O regulamento olímpico permite que cada país tenha até quatro atletas.

Por causa desse critério, a pontuação atual deixa Bellucci, 24, com a penúltima vaga para o torneio olímpico na grama de Wimbledon.

Já foram consideradas as ausências do americano Mardy Fish -nono do mundo, que anunciou que não pretende jogar a Olimpíada- e do sueco Robin Soderling -46º, que vem se tratando de mononucleose e está afastado das quadras desde julho.

Até a definição da lista dos tenistas classificados para Londres, Bellucci vai disputar três torneios: os Masters 1.000 de Madri e Roma e Roland Garros, todos no saibro.

O tenista número um do Brasil terá que defender dez pontos em Roma, já que não passou da estreia do ano passado, e 90 pontos pela terceira rodada em Roland Garros.

Bellucci disputou sua primeira Olimpíada em Pequim-2008, quando foi eliminado na estreia, de virada, pelo eslovaco eslovaco Dominik Hrbaty, que ocupava apenas a 266ª posição no ranking.

Em Madri, o brasileiro estreia contra o francês Richard Gasquet, que, assim como ele, também corre risco de ficar fora da Olimpíada.

Vice-campeão do Torneio de Estoril, ao perder ontem a decisão para argentino Juan Martin del Potro (6/4 e 6/2), Gasquet é o 18º do mundo, mas o quarto da França -ele é ameaçado por Julien Benneteau, 28º do ranking.

Bellucci e Gasquet já se enfrentaram duas vezes, e o francês saiu de quadra vitorioso em ambas. Não há data definida para a partida.

NA TV
Masters 1.000 de Madri
8h Sportv 2

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.