Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bielsa encanta até os ex-comandados

LIGA EUROPA
Culto a técnico que pode dar título a Bilbao após 28 anos é explicado por antigos jogadores

Filip Singer/Efe
Marcelo Bielsa, em treino do Athletic Bilbao em Bucareste
Marcelo Bielsa, em treino do Athletic Bilbao em Bucareste

DE SÃO PAULO

"Eu não jogava sempre. E sabe como é reserva, só reclama do técnico. Mas não tem jeito de falar mal dele. É o melhor com quem trabalhei."

O palmeirense Valdivia é fã de Marcelo Bielsa, que o dirigiu no Chile na última Copa do Mundo. A admiração pelo argentino não é exceção.

Apesar de ter conquistado somente quatro títulos, o mais recente em 2004, em 21 anos de carreira, "El Loco" é sucesso de crítica e público.

O treinador ressuscitou o Athletic Bilbao em um ano. O clube oito vezes campeão espanhol e sem conquistas desde 1984, está em duas finais.

Hoje, tenta encerrar o jejum contra o Atlético de Madri, na Liga Europa. Em duas semanas, o adversário será o Barcelona, na Copa do Rei.

"É incrível o que o Bielsa fez por lá. O time é o mesmo, mas a parte tática se transformou. Ele não precisa estar em um time grande para brilhar", afirma D'Alessandro.

E, segundo o meia do Inter, campeão olímpico com a Argentina do "Loco" em Atenas-2004, sempre é assim.

Bielsa não abre mão da sua linha de trabalho. A obsessão é o ataque. Mas, para ter a posse de bola, cobra marcação sob pressão. Haja fôlego.

"No começo, é difícil entendê-lo. Ele trabalha de um jeito único. Mas é gostoso jogar no time dele. Você corre muito, mas não à toa. Não vai receber três bolas em 90 minutos", lembra Fierro, ex-Flamengo e seleção do Chile.

O jeito Bielsa de jogar futebol nasce de treinos curtos, de 40 minutos. Quase sempre específicos por posição. Às vezes, individualizados.

Apesar de todos elogiarem a forma como Bielsa trata seus comandados, também são unânimes ao dizer que é melhor fazer o que ele pede.

"Após o jogo, ele fala o que você errou. Se você discorda, ele diz 'tudo bem, amanhã tem o vídeo'", conta Fierro.

"É bom concordar, porque ele mostra o erro para o time todo umas duas vezes ou três vezes e fica te criticando. Mas seu sucesso é por causa disso. Nunca vi alguém ser tão obsessivo e detalhista", completa Valdivia.

(RAFAEL REIS)

NA TV
Bilbao x Atlético de Madri
15h45 Rede TV! e ESPN

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.