Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Café com leite

Santos tem hoje, na decisão do Paulista, a sua maior vantagem em mata-matas decisivos, tanto que Guarani define como milagre uma reviravolta

Juca Varela/Folhapress
Neymar brinca no último treino antes da final
Neymar brinca no último treino antes da final

ADRIANO WILKSON
MARCEL RIZZO
DE SÃO PAULO

Nunca esteve tão fácil para o Santos de Neymar vencer uma decisão mata-mata.

Não que o Guarani não possa protagonizar o que se tornaria, talvez, a maior zebra da história do Paulista.

Mas a vantagem de três gols aberta no primeiro jogo é inédita para os santistas desde que Neymar surgiu, em 2009, se forem considerados embates eliminatórios a partir das quartas de final.

Para levantar hoje seu vigésimo título estadual, em jogo às 16h no Morumbi, o time que tem o melhor jogador do Brasil pode até perder por dois gols de diferença.

Se o Guarani vencer por três, a decisão será nos pênaltis. Só quatro gols dão o título direto para os campineiros.

A combinação torna muito provável o tricampeonato santista, o que não acontece no Estado desde 1967/68/69, com o Santos de Pelé.

Seria o quinto título de Neymar, que consolidaria vantagem sobre Pelé: quando o Rei tinha os mesmos 20 anos de Neymar, havia levantado três troféus pelo Santos.

MILAGRE

O discurso na Vila Belmiro é de respeito, com o uso da tradicional frase em decisões com vantagem elástica: "Ainda faltam 90 minutos".

Comparando com os dois títulos recentes no Paulista, bem mais apertados, a precaução é exagerada.

Em 2010, o Santos venceu o Santo André apenas por 3 a 2 no primeiro jogo. E ainda perdeu o segundo pelo mesmo placar. Foi campeão pela melhor campanha, conforme o regulamento daquele ano.

Na final de 2011, o clássico com o Corinthians, no Pacaembu, acabou 0 a 0. Na Vila, a vitória foi apertada: 2 a 1.

Nos 11 mata-matas importantes desde 2009, somente contra o Vitória, na final da Copa do Brasil do ano seguinte, o Santos abriu vantagem larga. Ainda assim, era inferior à que tem hoje: fez 2 a 0 no jogo de ida em casa. A derrota por 2 a 1 em Salvador, deu a taça para ao time paulista.

"Já passamos dessa fase de entrar no entusiasmo. Respeitamos muito", declarou o técnico Muricy Ramalho.

Em Campinas, a desvantagem de três gols é tratada com menos cautela. O tema da semana foi a palavra milagre.

"O que é um milagre?", pergunta-se o técnico bugrino Oswaldo Alvarez. "É uma situação dificílima. E já aconteceram muitas coisas na vida que nos fazem acreditar."

NA TV

Santos x Guarani

16h Globo e Band (SP) e Sportv

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.