Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pelé conta seus gols e cria museu para si

MEMÓRIA Acervo com objetos pessoais será exposto em Santos, mas não afasta dúvida sobre artilharia real

DE SÃO PAULO

Edson Arantes do Nascimento vai construir um museu inteiro para contar a história de Pelé. Estarão expostos em Santos troféus, camisas, chuteiras e tudo que tenha a ver com a vida do Rei.

Mas um detalhe se perdeu no tempo. Edson está muito preocupado porque não sabe quantos gols Pelé marcou.

A saída foi contratar um pesquisador, Rogério Lopes Zilli, para responder à pergunta fundamental: seriam 1.281, 1.282 ou 1.283 as ocasiões em que Pelé balançou as redes? Zilli mergulhou em livros, documentos antigos e dados oficiais de federações e clubes defendidos pelo Rei.

Depois de somar, recalcular, desconsiderar fontes imprecisas e refletir muito, Zilli foi dar a notícia a Edson.

"Foram 1.282 gols", decretou o estudioso. "Mas não dá pra ter certeza. Assumiremos o meio termo. Pra ter certeza teria de fazer um levantamento absurdo, ver ficha por ficha, súmula por súmula, e contar os gols. Seria maluquice." Edson aceitou.

No museu, o número constará como o oficial e assim entrará para a história de Pelé.

Um dos pomos da imprecisão na contagem da artilharia real, afirma o pesquisador, é um gol supostamente feito por Coutinho, negro como Pelé, à noite e em um estádio com baixa iluminação.

Os cronistas da época creditaram o tento ao Rei. Mais tarde, alguém questionou sua autoria. O debate se perdeu na falta de registro fotográfico do lance: ninguém mais pôde ter certeza de nada.

"Como vamos checar uma coisa dessas?", pergunta-se Zilli. Seu levantamento também mostrou a Edson coisas que nem ele sabia sobre Pelé, como a quantidade e o nome dos títulos que o Rei levantou jogando no exterior.

Além das estatísticas, o Museu Pelé contará com um acervo de 2.300 itens, além de material multimídia para interação entre o público e a história do atleta do século.

Um dos objetos pessoais é uma caixa de engraxate que Edson diz ter usado para trabalhar quando adolescente.

A previsão é que o Museu Pelé comece a funcionar no início de 2013 em um casarão histórico no centro de Santos.

Será o primeiro museu dedicado a apenas um jogador, dizem os organizadores.

Mas um dos itens mais curiosos da coleção ninguém poderá ver tão cedo. Trata-se de uma caixa de aço, enterrada um metro abaixo do museu, uma cápsula do tempo.

Dentro dela, há uma carta de Pelé ao homem do futuro, fotos dele com os pais e com os filhos, recortes de jornais do dia em que a cápsula foi enterrada, em 2010, camisas de futebol e um DVD com depoimentos de amigos do Rei.

A caixa será aberta só no centenário de Pelé, em 2040.

(ADRIANO WILKSON)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.