Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prédio já sofreu com incêndios e abandono

DE SÃO PAULO

O prédio onde o Museu Pelé funcionará é um casarão do século 19 que já esteve abandonado e sofreu com dois incêndios no decorrer da década de 1980.

O imóvel está sendo reformado pela Prefeitura de Santos, em um projeto que pretende revitalizar o degradado bairro do Valongo, no centro da cidade.

O casarão já foi sede da Câmara Municipal e da própria Prefeitura. Está localizado na região do porto e da estação ferroviária.

Um dos objetivos é elevar o potencial turístico do município e torná-lo mais atrativo para receber alguma seleção na Copa-2014.

Por fora, o prédio manterá suas características neoclássicas originais, mas seu interior mudará.

"Criamos uma arquitetura dentro da arquitetura", afirma Ney Caldatto, autor do projeto. "Do lado de fora, haverá o diálogo com o urbano, mas por dentro será um prédio bastante moderno", explica.

O museu terá uma área reservada à exposição permanente sobre Pelé, cercada por paredes de vidro, e uma outra destinada a exposições temporárias.

O custo da reforma é de R$ 23 milhões. O empreendimento é financiado pela iniciativa privada e pelo BNDES por meio de leis de incentivo fiscal.

(AW)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.