Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hélio Rubens deixa comando de Franca

BASQUETE
Técnico descarta aposentadoria após fim de ligação de 40 anos com tradicional time do interior

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Um dos profissionais mais vitoriosos do basquete brasileiro, Hélio Rubens Garcia, 71, anunciou ontem que deixará de ser treinador do Franca, equipe com a qual esteve ligado por quatro décadas como jogador e técnico.

Por meio de uma carta de despedida divulgada pela assessoria de imprensa da equipe, o treinador comunicou seu desligamento.

À Folha Hélio Rubens confirmou a saída, prevista para ocorrer em 30 de junho, quando termina seu contrato com o Franca, mas declarou que não se trata de uma aposentadoria do basquete.

"O básico da minha missão em Franca terminou", afirmou o treinador.

No início da atual temporada, em novembro, a diretoria do clube chegou a anunciar a possibilidade da aposentadoria de Hélio Rubens do Franca ao término do campeonato. O anúncio causou polêmica na cidade.

O treinador, no entanto, diz que a decisão de agora não tem vínculo com o episódio anterior, que ele classificou como "mal-entendido".

Sobre seu futuro no basquete, o treinador diz que já houve contatos de outras equipes, mas que, por uma "questão de critério", se recusa a tratar do assunto enquanto não tiver seu contrato definitivamente encerrado com o Franca Basquete.

Na carta de despedida divulgada pelo clube, o treinador também dá a entender que não deve se aposentar.

"Esteja eu onde estiver, desejo do fundo do meu coração que seja mantida essa fantástica e inigualável tradição, assim como preservada a belíssima história do nosso basquete", afirmou o treinador, referindo-se tradição que dá a Franca o título informal de "capital do basquete".

O presidente do Franca, Luís Carlos Teixeira, disse que o desligamento do treinador já havia sido motivo de conversas recentes entre Hélio Rubens e a diretoria e que a saída ocorre sem atritos. "Franca deve muito de sua história a ele", disse.

LIGAÇÃO HISTÓRICA

Nascido em Franca em 1940, foi na própria cidade onde Hélio Rubens construiu sua carreira no basquete e onde também conquistou a maior parte de seus títulos.

Começou a jogar em 1959, na época pelo extinto Clube dos Bagres. No início dos anos 1980, deixou a função de armador e virou técnico.

Como treinador do Franca, conquistou seis títulos nacionais (1990, 1991, 1993, 1997, 1998 e 1999). Deixou o clube durante dois períodos, nos quais também foi campeão nacional -com Vasco (2000 e 2001) e Uberlândia (2004).

Nesta temporada atual do NBB (Novo Basquete Brasil), o Franca caiu nas quartas de final ante o São José.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.