Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Michelle Obama intimida e é intimidada por olímpicos

DA ENVIADA A DALLAS

Diante de ansiosos e agitados atletas que pareciam crianças na Disney esperando para conhecer o Mickey, Michelle Obama chegou quebrando o protocolo.

"Você ganhou tantas medalhas, querida, não precisa tremer", brincou a primeira-dama ao ser apresentada por uma nervosa campeã olímpica Natalie Coughlin, a queridinha da natação dos EUA.

"Nunca havia sido apresentada por atletas. Isso é tão legal. Estou intimidada por vocês", continuou Michelle.

O cenário e a plateia eram novos para a primeira-dama. E a convidada também era novidade para os esportistas.

Michelle foi a Dallas, no Texas, ontem, participar de um evento do USOC (Comitê Olímpico dos EUA) e apresentar um projeto ambicioso.

Em parceria com o comitê, seu programa "Let´s Move" (Vamos nos Mexer, em inglês) pretende fazer 1,7 milhão de crianças e adolescentes terem contato com diversos esportes até o fim deste ano.

O plano envolve ações dos comitês olímpico e paraolímpico e de oito federações -futebol, natação, atletismo, ginástica, hóquei sobre grama, tênis, vôlei e ciclismo.

O "Let´s Move" tem como meta combater a obesidade infantil nos EUA por meio do controle nutricional e do incentivo à prática de exercícios. A meta é ter uma taxa de obesidade entre crianças de 5% no país até 2030. O número saltou de 4% nos anos 70 para 19,6% em 2008.

Esse é o segundo passo da aproximação entre Michelle e o comitê olímpico do país.

Ela vai liderar a delegação presidencial nos Jogos de Londres, em julho. O presidente Obama, em campanha, não deve ir para a Inglaterra.

Em seu discurso ontem, que durou menos de nove minutos, Michelle citou exemplos de superação de atletas que acabara de conhecer, suspirou ao comentar o quanto os esportistas são especiais e soltou o lado torcedora.

Atrás dela, no palco de uma grande sala repleta de repórteres, fotógrafos e câmeras, os jovens atletas sorriam sem graça ou cochichavam.

"Eu agradeço aos nossos atletas por serem esse exemplo [para os jovens]. E espero que eles continuem trabalhando com nossas crianças e inspirando-as a seguir seus potenciais e serem ativas. Não vejo a hora de estar em Londres para torcer por nossos atletas", afirmou a primeira-dama. (MARIANA LAJOLO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.