Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estica e puxa

Preocupada com atrasos nos estádios, Fifa faz quatro tabelas para a Copa das Confederações; seleção brasileira joga dias 15, 19 e 22 de junho de 2013

JUCA KFOURI
COLUNISTA DA FOLHA
MARCEL RIZZO
MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

A incerteza da Fifa sobre as obras nos estádios brasileiros levou a entidade a produzir quatro tabelas diferentes para a Copa das Confederações, a ser realizada em 2013.

A Folha obteve cópia dos quatro modelos: um com seis cidades, outro só com as quatro já anunciadas e ainda duas opções com cinco sedes.

Por enquanto, apenas Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza estão garantidas na competição.

Salvador e Recife ainda pleiteiam a chance de abrigar partidas do torneio, que serve como ensaio para a Copa do Mundo de 2014.

A Folha teve acesso a e-mail enviado pelo consultor especial da Fifa para estádios, Charles Botta, à cúpula da entidade, incluindo o presidente Joseph Blatter.

Na correspondência, de 4 de maio, Botta celebra a disposição das cidades-sede para investir mais em equipamentos e trabalhadores.

O sorteio do campeonato está marcado para dezembro, em São Paulo, quando a seleção conhecerá seus rivais.

Em qualquer cenário, o time nacional fará os três primeiros jogos da primeira fase nos dias 15, 19 e 22 de junho -um sábado, uma quarta-feira e outro sábado.

A abertura da competição será em Brasília, seja qual for o número de cidades-sedes, com a estreia do Brasil.

As duas semifinais também não mudam: uma será em Belo Horizonte, a outra em Fortaleza. A final será em 30 de junho, no Rio.

SEM MARACANÃ

No cenário com seis sedes, o preferido do governo federal e do COL (Comitê Organizador Local), a seleção brasileira corre risco de não jogar no Maracanã, estádio que está sendo reformado a custo estimado de praticamente R$ 1 bilhão, segundo a Fifa.

O Brasil só jogará no estádio carioca se chegar à decisão do torneio -cenário idêntico ao da Copa de 2014.

Se a Fifa oficializar seis sedes, o estádio de Brasília receberá apenas uma partida. A capital federal é marcada com sinal vermelho no relatório da entidade, com o aviso "ações a serem tomadas".

SALVADOR NA FRENTE

A Fifa desenhou duas opções de tabela com cinco sedes: uma com Recife, outra com Salvador, além das quatro cidades já garantidas.

É notória a diferença de tratamento entre as cidades.

Se incluída, Salvador terá um jogo do time nacional e a decisão do terceiro lugar.

A capital de Pernambuco não verá a seleção, tenha o torneio cinco ou seis palcos -nem a disputa do bronze.

A diferença pode se explicar pelo nível de preocupação da Fifa com as obras.

Relatório da entidade considera Recife com "alto risco" de atraso para a Copa das Confederações. Salvador é tida de "baixo risco". Rio, Brasília e Belo Horizonte, "médio risco". Fortaleza é a única à frente no cronograma.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.