Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Motor

FÁBIO SEIXAS fabioseixas.folha@uol.com.br @fabio_seixas

As explicações para um Mundial tão bom

Vários motivos técnicos e econômicos ajudam a explicar o equilíbrio da F-1 nesta temporada. A marca histórica de cinco pilotos de cinco equipes vencendo os cinco primeiros GPs, igualando 1983, é fruto de medidas adotadas lá atrás.

Tem a ver com a restrição aos testes, a decisão por uma só fornecedora de pneus, os compostos-farofa, o Kers, a asa móvel, as limitações a invencionices aerodinâmicas...

Tudo isso nivelou o grid, deixou os times mais próximas, criou oportunidades reais para quem somente sonhava com elas.

Mas o principal motivo é mais prosaico. É humano.

Começou com a saída de cena de um extraterrestre.

Ao se aposentar, no fim de 2006, Schumacher escancarou um latifúndio para que outros pilotos loteassem suas poles, vitórias, glórias.

(Os três anos de "aposentadoria" também nivelaram o alemão aos outros, tornaram-no terráqueo.)

E culminou com uma daquelas coincidências que vez ou outra acontecem no esporte: a geração que se juntou na F-1, agora, é boa. Muito boa.

Há aqueles que já comprovaram talento excepcional: Raikkonen, Hamilton, Alonso, Vettel. Há Button, que comprova o ditado de que o trabalho compensa. Há o próprio Schumacher, que pode beliscar vitórias neste ano.

Mas a graça de 2012, o frescor, vem de uma moçada em franca ascensão, gente que está na F-1 há algum tempo e que atingiu junta o ponto de maturidade: Pérez, Rosberg, Kobayashi, Maldonado e Grosjean.

Como acontece nas boas safras do esporte, nem todos se tornarão campeões mundiais, mas são garantias de boas disputas no futuro.

Junte o grupo de cima com esse que está subindo... O resultado está na tabela de classificação do Mundial.

Sim, o campeão sairá da primeira turma. Mas a segunda vai interferir muito no resultado. Já está fazendo.

F-1

MERCADO

No seu site oficial, a Ferrari disse que Massa teve azar na Espanha, mas colocou pressão no brasileiro ao informar que espera melhor desempenho a partir de Mônaco. Foi o suficiente para uma explosão de rumores sobre eventual substituto já em 2012. Não acredito. Mas, para 2013, acho que Pérez já pode começar a tirar as medidas do macacão vermelho.

INDY

POLE DAY

Sábado tem "Pole Day" em Indianápolis, e a semana está sendo de muito trabalho no oval. Entre os brasileiros, Castro Neves pinta de novo como aquele com mais chances de sucesso no grid. Kanaan pode aprontar. Barrichello e Bia vão fazer número. A curiosidade é por Alesi, 47, que só na segunda conseguiu passar pelo Programa de Orientação de Novatos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.