Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Zebras fazem história nas grandes ligas

EUA
Pela 1ª vez, todas as melhores equipes caem no início dos playoffs

LEONARDO LOURENÇO
DE SÃO PAULO

Nunca antes o clichê de que os últimos serão os primeiros foi tão verdadeiro. Ao menos entre os times das quatro grandes ligas dos EUA.

Pela primeira vez em uma mesma temporada os melhores times foram eliminados logo de cara nos playoffs.

E, até agora, as equipes que derrubaram os favoritos ergueram os dois títulos que já foram decididos no ano.

Foi assim na NFL, a liga de futebol americano, vencida pelo New York Giants, e na MLB, o campeonato de beisebol, que teve o St. Louis Cardinals como campeão.

Bom motivos para os torcedores do Philadelphia 76ers e do Los Angeles Kings já prepararem a comemoração pelos títulos da NBA (basquete) e NHL (hóquei).

O Philadelphia foi quem concretizou a catástrofe dos melhores do ano ao bater o Chicago Bulls e seu aproveitamento de 76% na temporada regular logo na primeira rodada dos playoffs.

Os azarões, que passaram aos mata-matas com a pior campanha entre todos os classificados, agora tentam derrubar o Boston Celtics -os 76ers receberiam os rivais ontem, após a conclusão desta edição, para tentar desempatar a série, até então 1 a 1.

O caminho do Philadelphia para repetir o Giants ou o Cardinals ainda é longo. Se vencer o Celtics, ainda terá pela frente o Miami Heat ou o Indiana Pacers (também 1 a 1) nas finais de conferência, antes da disputa do troféu.

Já os Kings estão bem mais perto de manter o estranho histórico favorável às zebras.

A equipe de Los Angeles, que derrubou o Vancouver Canucks no início dos playoffs, está a duas vitórias de se classificar para a decisão.

Os roteiros se repetem: primeiro foram os Cardinals que venceram o Philadelphia Phillies (de 102 vitórias na temporada regular). Depois os Giants passaram por cima do Green Bay Packers (que havia perdido só um jogo antes da eliminação e tinha Aaron Rodgers, eleito o melhor do ano) e da desvantagem de jogar sempre fora de casa para conquistar o Super Bowl.

O fracasso dos favoritos se tornou um fenômeno comum nos EUA neste século.

Um levantamento da revista "Sports Illustrated" mostra que, a partir de 2000, os times de melhor campanha nas temporadas regulares só foram campeões em 17% dos torneios disputados.

Antes disso, porém, essas equipes levantavam a taça em 40% dos campeonatos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.