Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidades pequenas mudam perfil de finalistas da NBA

BASQUETE
Franquias de locais com 2 milhões de habitantes ou menos despontam para decisão

DE SÃO PAULO

A eliminação dos dois times de Los Angeles e a ameaça que o Miami Heat vem sofrendo do Indiana Pacers podem fazer com que a NBA tenha uma série final raramente vista na da liga dos EUA.

Equipes de cidades com 2 milhões de habitantes ou menos estão muito cotadas para chegarem à decisão.

Um estudo feito pela UCLA (Universidade da Califórnia), aponta que, de cada quatro times, um é de um centro pequeno nos Estados Unidos.

As últimas quatro decisões da liga foram entre equipes de grandes cidades. Em 2011, Dallas bateu o Miami. Los Angeles Lakers e Boston Celtics rivalizaram em 2008 e 2010. Los Angeles e Orlando foram os finalistas de 2009.

Desde 1980, as finais contam com pelo menos um time de metrópoles como Los Angeles, Chicago, Nova York, Houston, Detroit, Dallas ou Miami, algumas das maiores cidades dos Estados Unidos.

É uma frequência maior do que qualquer outra grande liga esportiva do país.

Já se vão cinco temporadas desde que os "nanicos" duelaram pelo troféu.

Foi quando o San Antonio Spurs, de cidade com 1,3 milhão de habitantes, triunfou sobre o Cleveland Cavaliers, cuja população de sua sede é de 2,2 milhões de pessoas.

Na temporada atual, já há a certeza de que na Conferência Oeste haverá um representante de um centro menor.

O San Antonio Spurs, do pivô brasileiro Tiago Splitter, bateu o Los Angeles Clippers por 4 a 0, e encara o Oklahoma City Thunders, que eliminou os Lakers (4 a 1).

San Antonio é uma cidade com 100 mil habitantes a mais que Guarulhos (SP).

Oklahoma é ainda menor. São aproximadamente 580 mil moradores, quase a mesma quantidade de Sorocaba, que tem cerca de 590 mil.

No Leste, o Indiana Pacers é o ultimo dos "nanicos" sobreviventes entre os quatro que disputam os playoffs. Boston Celtics e Philadelphia 76ers, se enfrentam na outra chave da conferência.

Em Indianápolis, a cidade dos Pacers, onde atua o ala brasileiro Leandrinho, moram 830 mil pessoas -60 mil a mais do que em São Bernardo do Campo (SP).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.