Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sucesso da Copa depende do time, diz Del Nero

DO ENVIADO A BUDAPESTE

Um desempenho ruim da seleção terá impacto significativo no sucesso da Copa-2014 com a população brasileira. É a opinião do membro da Fifa e dirigente da CBF Marco Polo Del Nero, que estava em Budapeste para o congresso da entidade.

Por isso que ele e o presidente da confederação, José Maria Marin, também chefe do COL (Comitê Organizador Local), têm concentrado forças na formação da equipe brasileira. Fica nas mãos dos governos a maior parte da tarefa de organizar o Mundial.

"É óbvio [que uma derrota da seleção afetará a Copa].

Há um desinteresse muito grande da população. Há grandes seleções que despertam interesse para substituir o Brasil", afirmou Del Nero.

Por isso, segundo o dirigente, representantes do governo têm lhe dito para "se preocupar com o futebol e deixar o resto com a gente".

Também há entre, outros membros da Fifa não brasileiros, a certeza de que o interesse da população terá relação com o desempenho do time. Del Nero lembra que a entidade sempre torce para que a equipe da casa tenha boa campanha no torneio.

"Queremos estar na final. Temos condição. É uma geração que acabou de ser campeã sub-20", explicou, em referência à conquista do Mundial da categoria em 2011.

Aquele time não tinha nem Neymar nem Paulo Henrique Ganso, que estarão nos próximos Jogos Olímpicos.

A posição deixa clara a intenção do cartola de ter uma seleção renovada na Copa. Sua opinião é de que a base deve ser formado justamente em Londres, quando a maioria dos atletas será sub-23.

"Tem que partir de uma base. Foi assim com a Espanha e com a Alemanha, que começaram com times jovens. Tem que saber jogar como se fosse por música", definiu.

Del Nero não vai acompanhar a seleção nos amistosos prévios aos Jogos. Mas sua palavra tem peso considerável nas decisões da CBF desde que foi nomeado assessor especial da entidade por Marin. (RODRIGO MATTOS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.