Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Salto de qualidade

Jovem time da seleção vence a Dinamarca com bom futebol de garotos testados para a Olimpíada, mas também de veteranos que querem vaga em Londres

MARTÍN FERNANDEZ
ENVIADO ESPECIAL A HAMBURGO

Brasil 3
Hulk, aos 8min e 39min, e Zimling (contra) aos 13min do 1º tempo

Dinamarca 1
Bendtner, aos 26min do 2º tempo

-

O primeiro teste foi superado com louvor. A jovem seleção brasileira, que passa por um vestibular antes dos Jogos Olímpicos, bateu com autoridade a Dinamarca.

Com média de idade inferior a 21 anos, o time do técnico Mano Menezes parecia um entrosado esquadrão de veteranos - salvo algumas falhas de posicionamento.

Fez 3 a 0 no primeiro tempo, e poderia ter feito mais. O rival, décimo colocado do ranking da Fifa (o Brasil é sexto), e classificado para a Eurocopa que será disputada em junho, foi anulado.

O time em nada lembrou aquele que tanta desconfiança suscitou no presidente da CBF, José Maria Marin.

Marcou por pressão, ocupou o campo de ataque, e construiu os gols com uma naturalidade incomum.

Antes dos 15min, já vencia por 2 a 0, graças à atuação inspirada de seus garotos, com a contribuição decisiva dos quatro veteranos.

Sobretudo do atacante Hulk, que aos 8min disparou de muito longe com o pé esquerdo para abrir o placar.

O segundo e o terceiro gols do Brasil surgiram como efeito da marcação no campo adversário. O zagueiro Zimling marcou contra, após tentar evitar finalização de Hulk.

No fim do primeiro tempo, quando a Dinamarca começava a sair das cordas, o Brasil fez o terceiro: Oscar roubou a bola, que sobrou para Hulk. O atacante do Porto fez com categoria: 3 a 0.

Nem as eventuais falhas de posicionamento da defesa comprometeram a atuação da equipe de Mano. Também mais relaxado, o treinador trocou o seu costumeiro traje social pelo agasalho.

A Dinamarca só conseguiu descontar no segundo tempo, com Bendtner, impedido, após jogada pela direita da defesa do Brasil.

Nada que manchasse a melhor atuação brasileira em muito tempo. "Nos dá confiança de que aconteça novamente", celebrou Mano.

O técnico gostou especialmente da marcação por pressão. "Penso que a Dinamarca não esperava essa postura de um time tão jovem."

Mano escalou os quatro veteranos que estavam à sua disposição -Jefferson, Thiago Silva, Marcelo e Hulk.

Eles, e mais David Luiz e Daniel Alves, disputam três vagas para jogadores com mais de 23 anos nos Jogos Olímpicos de Londres.

Os outros 15 convocados serão com jogadores até esse limite de idade. A seleção viaja hoje para Washington, onde enfrenta os EUA na quarta-feira. Depois ainda joga contra México e Argentina.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.