Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vencedor do Oscar dirige evento que abrirá Olimpíada

DE LONDRES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LONDRES

O cineasta britânico Danny Boyle, 55, responsável pela cerimônia de abertura de Londres-2012, ganhou reconhecimento internacional nos anos 90 ao dirigir o filme "Trainspotting".

Mas seu trabalho mais premiado é dos anos 2000, "Quem Quer Ser um Milionário", vencedor de oito estatuetas do Oscar em 2009, inclusive a de melhor filme.

Um dos traços de Boyle é sua capacidade de dirigir com sucesso adaptações de livros para o cinema.

"Trainspotting" é uma adaptação do livro homônimo, do britânico Irvine Welsh. Mostra a vida de um grupo de jovens viciados em heroína em uma região pobre de Edinburgo, na Escócia. O filme é protagonizado pelo ator Ewan McGregor.

O longa "Quem Quer Ser um Milionário" também é a adaptação do livro do indiano Vikas Swarup. Retrata a vida de um jovem pobre em favelas de Mumbai. O filme dividiu opiniões. Críticos consideraram seu retrato da Índia muito superficial.

O cineasta foi nomeado diretor-artístico da cerimônia de abertura de Londres em junho de 2010.

Naquele ano, Boyle havia lançado o filme "127 Horas", adaptação da autobiografia de Aron Ralston, alpinista que ficou preso pelo braço em uma montanha nos EUA e que lutou para se manter vivo.

(RR E EC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.