Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ritmo

Fifa registra slogan da Copa em cinco línguas e pretende atrair turistas unindo futebol e música

MARCEL RIZZO
DE SÃO PAULO

A campanha da Fifa para atrair turistas ao Brasil dispostos a ver a Copa de 2014 vai unir futebol e música.

E isso passa fundamentalmente pelo slogan da competição, que deve ser anunciado oficialmente até o final do ano. Ele já está registrado nos departamentos responsáveis pelo gerenciamento de marcas em três continentes.

"Juntos num só ritmo", o slogan em português, foi concebido principalmente para facilitar o marketing fora do país. Há também versões em inglês, espanhol, francês e alemão. Mas, nesses casos, com uma tradução um pouco diferente do original: "Todos no mesmo ritmo".

A Fifa registrou o slogan nas cinco línguas entre os dias 3 e 7 de maio no departamento da União Europeia responsável pelo gerenciamento de marcas e desenhos no continente.

O registro também foi feito nos órgãos respectivos no Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, nos EUA e na Ásia. Isso é necessário para evitar plágios ou que a marca seja usado indevidamente em produtos.

Um esboço de uma das campanhas imaginadas para unir o slogan à música já foi apresentado à Fifa e ao governo brasileiro por empresa contratada para isso. Diz a mensagem: "Venha ao Brasil, terra do futebol e da música, juntos num só ritmo".

Não está descartado que artistas brasileiros sejam convidados a compor temas musicais inéditos.

A Fifa apresenta como um dos principais patrocinadores a Sony, que tem sob contrato no Brasil, por exemplo, o cantor Roberto Carlos.

Amanhã, no Rio, será confirmada a tabela da Copa das Confederações. O campeonato, em 2013, será teste para a Copa do Mundo. Outros dois anúncios, não divulgados, também serão feitos.

Segundo informou a assessoria do COL (Comitê Organizador Local), o slogan não estará no pacote desta vez.

A apresentação contará com a presença do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, pela primeira vez no Brasil desde que falou que o governo brasileiro precisava de um chute no traseiro para acelerar obras do Mundial.

A Folha apurou que um dos motivos pela demora na divulgação do slogan, inicialmente previsto para ser anunciado no primeiro trimestre de 2012, é para que possa ser apresentado já com uma ou duas campanhas publicitárias prontas, em versões em português e em inglês. Além do mal-estar entre o governo e a Fifa, que atrasou algumas definições referentes à Copa.

MENSAGENS

Se a logomarca é a imagem da Copa do Mundo, o slogan é a mensagem principal que o evento pretende transmitir para os outros países.

Em 2006, na Alemanha, a preocupação da Fifa era desfazer a fama de péssimos anfitriões dos alemães. Surgiu então o "Tempo de fazer amigos", também voltado para o turismo associado ao evento.

Na África do Sul, em 2010, o "Ke Nako" ["Está na hora"] remetia ao ineditismo da Copa em solo africano.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.