Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Artilheiro de 3 divisões é aposta de time da casa

DE SÃO PAULO

Para se tornar a esperança de um dos países organizadores da Eurocopa de surpreender na competição, Robert Lewandowski, 23, teve que fazer gols contra os mais diferentes tipos de adversários.

A Grécia, seleção cujo maior mérito é a defesa sólida, com quem a Polônia medirá forças no jogo de abertura da competição, em Varsóvia, será só mais um deles.

Antes de chegar ao Borussia Dortmund e se tornar um dos jogadores mais valorizados do próximo mercado de transferências, o atacante jogou nas três primeiras divisões do futebol polonês. E foi artilheiro em todas elas.

A epopeia de Lewandowski começou com os 15 gols que ajudaram o nanico Znicz Pruszkow a subir para a segunda divisão em 2007.

Na temporada seguinte, manteve-se no clube e marcou 21 vezes, o suficiente para conseguir a transferência para o Lech Poznan, um dos grandes do futebol local.

A passagem pela elite da Polônia durou só dois anos. No primeiro, fez 14 tentos e foi o segundo goleador da competição. A artilharia e o bilhete para o exterior vieram com os 18 gols de 2009/10.

Foi contratado pelo Borussia por € 4,5 milhões para ser reserva do paraguaio Lucas Barrios. Teve papel discreto na campanha que culminou no título alemão de 2011.

O protagonismo veio nesta temporada. O polonês ganhou a posição e liderou o time na conquista do bicampeonato. Fez 30 gols (na soma de todas as competições) e foi eleito o craque do Alemão.

Na seleção, estará acompanhado de dois parceiros de Borussia: o lateral Piszczek e o meia Kuba. Juntos, eles vão tentar levar a Polônia a, pelo menos, vencer pela primeira vez um jogo de Eurocopa.

NA TV
Polônia x Grécia
13h Band, Sportv e Sportv HD

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.