Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Agora são 7

No Canadá, Hamilton se torna o sétimo piloto a vencer uma prova no ano, fato inédito na história da F-1

Andrew Gombert/Efe
Lewis Hamilton recebe a bandeirada no Canadá
Lewis Hamilton recebe a bandeirada no Canadá

GP do Canadá
1º L. Hamilton 1h32min29s586
2º R. Grosjean a 2s513
3º S. Perez a 5s260

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MONTRÉAL

Faltavam apenas sete das 70 voltas do GP do Canadá quando Lewis Hamilton ultrapassou Fernando Alonso para assumir o primeiro lugar na prova em Montréal.

E, em questão de minutos, não só se tornou o sétimo ganhador diferente em sete provas disputadas neste Mundial de F-1, fato inédito na história da categoria, como assumiu a ponta do campeonato.

E, na mesma proporção com que o piloto da McLaren viu seu final de semana terminar de maneira brilhante, Alonso assistiu ao seu acabar em uma enorme decepção.

Bastaram seis voltas para o ferrarista passar de líder da corrida para a quinta colocação, graças a uma estratégia errada de seu time, que, em vez de optar por dois pit stops, deixou o espanhol na pista com pneus desgastados.

Melhor para Hamilton, que, após ir ao pódio nas três primeiras etapas do ano e conquistar três poles (uma ele perdeu por não ter combustível suficiente em seu carro), finalmente alcançou sua primeira vitória na temporada.

"A minha ficha ainda está caindo. Na hora em que cruzei a linha de chegada e percebi que, enfim, tinha vencido, foi como uma explosão", disse o piloto da McLaren, dono de 18 triunfos na carreira.

O primeiro deles, aliás, foi justamente no circuito Gilles Villeneuve, em 2007. "É sensacional repetir aquele resultado de cinco anos atrás e, honestamente, está sendo tão bom quanto daquela vez."

Para dar à McLaren a quinta vitória nas últimas sete edições do GP do Canadá, a segunda neste ano, Hamilton teve muito trabalho ontem.

Segundo no grid, viu Sebastian Vettel manter a dianteira na largada e Alonso continuar com o terceiro lugar.

Primeiro a fazer seu pit stop, Vettel acabou saindo prejudicado. Caiu para terceiro, logo atrás de Alonso, que não conseguiu segurar Hamilton ao voltar para a pista e ficou com o segundo posto.

Tranquilo na ponta, Hamilton passou a abrir uma boa vantagem para os dois rivais antes de ir aos boxes para a sua segunda troca de pneus.

Retornou em terceiro. E foi aí que Ferrari e Red Bull resolveram mudar suas estratégias e tentar surpreender a McLaren com um pit a menos.

Mas não deu certo. Apesar dos 14 segundos que Alonso tinha de folga para Hamilton, o inglês passou a tirar mais de um segundo por volta e não demorou para que roubasse de Vettel o segundo lugar e, a sete voltas da bandeirada, a vitória do espanhol.

Com os pneus muito desgastados, Vettel ainda foi para os boxes e conseguiu recuperar algumas posições. Mas Alonso teve de se contentar com o quinto posto e a perda da liderança do campeonato.

E ainda viu Romain Grosjean e Sergio Perez chegarem ao pódio em segundo e terceiro lugares com só um pit stop.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.