Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Shevchenko e racismo duelam ao fim da primeira rodada

EUROCOPA
Partida de hoje entre Polônia, um dos anfitriões, e Rússia é considerada de alto risco, dentro e fora de campo

DE SÃO PAULO

Dentro de campo, a Eurocopa conheceu ontem seu primeiro herói. Na capital Kiev, a Ucrânia venceu a Suécia de virada, 2 a 1, com gols do veterano atacante Shevchenko.

Antes, Inglaterra e França empataram em 1 a 1 com gols de jogadores do Manchester City: Lescott, para os ingleses, e Nasri, para os Bleus.

Com o fim da primeira rodada, faltou um pouco de emoção em campo, mas sobrou fora. Já teve treino da Holanda hostilizado, jogador xingado, briga de torcida. Tudo ligado a racismo, o que rendeu até provocações entre jornais europeus.

Por ora, a Uefa se limitou a pedir "maior presença da polícia" aos prefeitos das sedes e à ministra dos Esportes polonesa, Joanna Mucha.

O tabloide inglês "Daily Mirror" chegou a publicar que torcedores espanhóis insultaram o italiano Balotelli. Imediatamente, o diário espanhol "As" classificou o caso como invenção inglesa.

Ontem, porém, o porta-voz de um grupo de cerca de 200 torcedores da Fúria confessou que o italiano foi xingado de macaco por algumas pessoas logo repreendidas por outros espanhóis.

Considerada a melhor seleção da primeira rodada, é justamente a Rússia que causa maior preocupação. Na vitória por 4 a 1 contra a República Tcheca, o lateral tcheco Gebre Selassie, descendente de etíopes, também foi chamado de macaco pelos rivais.

Antes do jogo, russos já tinham provocado distúrbios em um bar. Quatro torcedores foram presos. Durante a partida, um voluntário da Uefa também foi agredido.

Na véspera da estreia holandesa, jogadores negros foram ofendidos em um treino.

Mais do que em outros países da Europa, Polônia, Ucrânia e Rússia são focos de atos raciais contra jogadores.

Por isso, o jogo de hoje entre Polônia e Rússia é considerado de alto risco -no campo, uma derrota praticamente elimina os anfitriões.

Além disso, hoje é Dia da Rússia, e são esperados 5.000 russos em uma marcha para celebrar a data. O temor é que torcedores violentos se infiltrem para provocar tumultos.

NA TV
Grécia x Rep. Tcheca
13h Band e Sportv
Polônia x Rússia
15h45 Band e Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.