Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Equilíbrio adia definição das finais

EUROCOPA
Torneio ainda não tem seleção classificada às quartas e só a Irlanda foi eliminada

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

A Itália vencia por 1 a 0 e parecia caminhar para uma vitória sem sustos quando Mandzukic recebeu cruzamento, deixou a bola escapar e bateu no único espaço possível para o gol da Croácia.

O empate por 1 a 1 foi a quinta partida (das 14 disputadas) que terminou sem vencedor na Eurocopa-2012, uma competição que tem se caracterizado pelo equilíbrio.

Nem a goleada por 4 a 0 aplicada pela Espanha sobre a Irlanda ontem, com dois gols de Torres, a maior do torneio até agora, esconde a igualdade de forças que tem sido mostrada em campo.

A dois jogos do fim da segunda rodada, nenhuma seleção conseguiu a classificação para a fase final. E apenas a Irlanda está eliminada.

Até a Alemanha, único time que venceu duas vezes, corre risco de ficar pelo caminho se for derrotada pela Dinamarca neste domingo.

E a Holanda, outra integrante do Grupo B, pode esquecer as duas derrotas que sofreu caso bata Portugal.

No Grupo A, o mais equilibrado de todos, as quatro seleções dependem de suas próprias forças para avançar.

E no C, Espanha e Croácia, que se enfrentam, podem aderir a um resultado conveniente na última rodada para eliminarem os riscos de queda. Caso empatem por 2 a 2, as seleções estarão asseguradas nas quartas, não importando o que aconteça no cruzamento entre os italianos e os já eliminados irlandeses.

Quatro anos atrás, nesse mesmo momento, a Euro já conhecia três dos oito integrantes das quartas de final.

Em 2000 e 2004, dois times tinham vaga antecipada.

Uma espera tão longa pelo primeiro classificado só aconteceu uma vez no atual formato, logo na primeira edição com 16 equipes, em 1996.

Mas na ocasião a Croácia conseguiu obter a vaga antecipada no último dia do giro.

A candidata da vez para repetir os croatas e impedir que todos os times das finais sejam revelados só na última rodada é a anfitriã Ucrânia.

O time de Shevchenko, autor dos dois gols do triunfo sobre a Suécia na estreia, fica com a vaga antecipada se surpreender e derrotar a favorita França, em Donetsk.

A outra partida do dia reúne a Inglaterra, que vem de empate com os franceses, e a Suécia, na luta para evitar se juntar à Irlanda e deixar a disputa já na segunda rodada.

NA TV
Ucrânia x França
13h Band e Sportv

Suécia x Inglaterra
15h45 Band x Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.