Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grécia surpreende de novo e avança

EUROCOPA País derrota a Rússia e se aproveita de vitória tcheca sobre a Polônia, que foi eliminada ontem

DE SÃO PAULO

Afundados em grave crise econômica, os gregos tiveram, pelo menos na noite de ontem, motivos para celebrar. E mais uma vez, eles vieram de sua seleção de futebol.

A Grécia derrotou a Rússia por 1 a 0, ontem, em Varsóvia, e entrou para o seleto grupo das oito melhores seleções da Europa na competição continental, disputada na Polônia e na Ucrânia.

Os gregos só seguiram adiante na competição graças à vitória da República Tcheca sobre a anfitriã Polônia, em Wroclaw, por 1 a 0.

Assim, os tchecos se classificaram para as quartas de final como os primeiros do Grupo A, com seis pontos. Com quatro, em segundo, ficaram os gregos. Os russos também somaram quatro pontos, mas deixaram a Euro no primeiro critério de desempate, o confronto direto.

O encerramento do Grupo A da Euro surpreende porque os gregos entraram na última rodada como lanterna da chave, com apenas um ponto em seis disputados. Haviam perdido para os tchecos, que foram batidos pelos russos na jornada de abertura.

Roteiro grego em muito lembra o de oito anos atrás, na Euro-04, em Portugal.

Na última rodada da fase de grupos naquele ano, os gregos, coincidentemente, duelaram com os russos. Perderam por 2 a 1, mas se beneficiaram da vitória de Portugal sobre a Espanha.

A classificação milagrosa deu início a uma arrancada na fase decisiva, que contou com três vitórias seguidas por 1 a 0, inclusive na grande final, sobre os anfitriões, diante de 62 mil aficionados no estádio da Luz, em Lisboa.

Ontem, na Polônia, a vitória veio dos pés de Giorgos Karagounis, 35, capitão da seleção, que defende o Panathinaikos. Ele se aproveitou de uma falha no posicionamento da defessa russa após cobrança de lateral, invadiu a área e bateu cruzado, aos 47min do primeiro tempo.

No jogo em Wroclaw, o gol de Petr Jirácek contra os poloneses saiu aos 27min do segundo tempo, após rápido contra-ataque tcheco.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.