Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espanha derrota Croácia no fim e evita Alemanha

EUROCOPA
Campeã mundial se livra de reeditar final de 2008 já na semi

DE SÃO PAULO

Por pouco a Eurocopa não viu já ontem, no penúltimo dia da primeira fase, o fim da chance de ter uma decisão entre as duas seleções mais badaladas da atualidade.

Foi só aos 43min do segundo tempo que a Espanha, campeã continental e mundial, conseguiu o gol que a livrou do cruzamento com a Alemanha, vice da Euro passada e terceira na Copa-2010, em uma possível semifinal.

Até então, o time de Vicente del Bosque empatava sem gols com a Croácia e terminava o Grupo C na segunda colocação, atrás dos italianos.

Era a senha para que a esperada reedição da final da Euro passada e da semi da última Copa, ambas com vitórias espanholas, acontecesse mais cedo do que a tabela inicial do torneio fazia imaginar.

A Espanha, aliás, corria risco de eliminação. Derrota para Croácia significava queda. E foi preciso uma grande defesa de Casillas, em cabeçada à queima-roupa de Rakitic, para o time do Leste Europeu não abrir o placar.

Só quando Fàbregas acertou um genial passe de cobertura para Iniesta rolar para Jesus Navas, sem goleiro pela frente, dar um bico para dentro, os campeões mundiais puderam comemorar o primeiro lugar da chave.

Com sete pontos em nove possíveis, a Espanha acabou no outro lado da chave da fase final. Se alcançar a semi, terá como adversário Portugal ou República Tcheca.

E pôs a Alemanha, único time com 100% de aproveitamento na primeira fase e adversária da Grécia nas quartas, no caminho da Itália.

Mas a Azzurra nem parece se importar com um possível cruzamento com os germânicos. Já se considera no lucro.

Os italianos temiam um armado empate por 2 a 2 entre espanhóis e croatas que provocaria sua eliminação sem importar o que acontecesse na partida contra a Irlanda.

Mas não houve esquema, e a Itália fez sua parte. Venceu por 2 a 0 e ficou com o segundo lugar do seu grupo.

Os dois gols saíram de escanteios. No primeiro, Cassano fez de cabeça. O segundo foi uma pintura de Balotelli, que acertou uma puxeta.

Os adversários de espanhóis e italianos na próxima fase serão conhecidos hoje.

França e Inglaterra estão perto da vaga. Se baterem Suécia e Ucrânia, respectivamente, disputarão a primeira colocação (e o confronto com a Itália) no desempate.

A vantagem é da França, com um gol a mais de saldo.

NA TV
Suécia x França
15h45 Sportv 2

Inglaterra x Ucrânia
15h45 Band, Sportv e Sportv HD

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.