Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

A América é aqui

Com marcação dura e sem brilho, Corinthians elimina time mais badalado do Brasil, faz história e chega pela primeira vez à decisão da Libertadores

Corinthians 1
Danilo, aos 3min do 2º tempo
Santos 1
Neymar, aos 36min do 1º tempo

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO

A cidade que se prepare, pois o Corinthians vai disputar a final da Libertadores.

Empurrado por um Pacaembu fervilhante, o time de Tite empatou com o Santos e, pela primeira vez na história, vai jogar a decisão do torneio.

O sonho da América jamais esteve tão perto como agora, com um time sem estrelas, mas que supera suas dificuldades a cada partida. Danilo, artilheiro da equipe na competição, foi o herói da noite, com um gol marcado logo aos 3min do segundo tempo.

Mais do que isso, o Corinthians eliminou o Santos, principal time do Brasil nas últimas temporadas e o atual campeão da América. E passou graças à vitória conquistada na Vila Belmiro, por 1 a 0, na semana passada.

Superou, principalmente, Neymar, maior jogador brasileiro em atividade e que fez seu gol, mas que no segundo tempo se viu sozinho.

Os corintianos lavaram a alma 12 anos após cair na mesma semifinal do torneio, contra o arquirrival Palmeiras. Mais de dez minutos de fogos festejaram o debute do time grande mais antigo da cidade, o único entre os maiores sem esse troféu.

E que agora está a dois jogos do maior sonho da história recente dos torcedores.

Tite e seus jogadores aguardam hoje a definição do adversário. Boca Juniors e Universidad de Chile jogam à noite em Santiago -no jogo de ida, vitória argentina: 2 a 0.

Independentemente do resultado, o jogo de volta será no mesmo Pacaembu, que o Corinthians defende contra a CBF e até mesmo a Conmebol -ambas fazem lobby para que o jogo seja no Morumbi.

Mas a finalíssima da Libertadores será no mesmo estádio que ontem assistiu a uma classificação emocionante.

A maior superação corintiana, porém, talvez tenha sido a emocional. O time passou o primeiro tempo recuado demais: marcava bem o Santos, mas só levava perigo a partir de roubadas de bola.

Neymar tentou uma pela direita e levou perigo; na segunda, achou o gol. Passou por Fábio Santos, tocou para Alan Kardec, que cruzou rasteiro. Borges resvalou e Neymar já estava ali para completar para as redes aos 36min.

Pela primeira vez no torneio o Corinthians sofria um gol no Pacaembu. Também o primeiro gol que levou no mata-mata. A defesa ainda é a melhor do torneio, com três gols sofridos em 12 jogos.

O nervosismo veio à tona, assim como as eliminações que o time sofreu em casa.

Tudo mudou no segundo tempo. Liedson, que vinha sendo reserva do reserva, entrou. Sofreu uma falta pela esquerda. Alex cruzou, Leandro Castán desviou e a bola sobrou para Danilo marcar.

O Pacaembu explodiu em festa. A tensão virou santista, e o Corinthians voltou a jogar bem. Defensivamente, o a equipe foi impecável.

Houve pressão santista até o fim, e o sofrimento durou até os 48min, quando nova explosão sacudiu o estádio.

Torcedores choravam e se abraçavam. Este Corinthians já entrou para a história. Agora, em 4 de julho, data da decisão, pode entrar para a história da América do Sul.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.