Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Scolari reage com melhor campanha

COPA DO BRASIL
Palmeiras busca 1ª final nesta passagem do técnico

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Contestado por torcedores e considerado pela maior parte da diretoria do Palmeiras um desperdício de dinheiro, Luiz Felipe Scolari está prestes a ir à final de um torneio de alto nível após oito anos.

Até uma derrota por um gol de diferença ante o Grêmio classifica a equipe paulista para a decisão da Copa do Brasil. E recoloca seu comandante na trilha do sucesso.

Desde que perdeu em casa com Portugal para a Grécia na última partida da Eurocopa-2004, o treinador só teve resultados de destaque no inexpressivo futebol do Uzbequistão. Lá, foi campeão nacional e finalista da copa local com o Bunyodkor.

Caso passe pelo Grêmio, Scolari voltará a uma decisão importante em grande estilo. A campanha do Palmeiras é a melhor de toda a carreira do técnico na Copa do Brasil.

E, como o treinador é o mais vitorioso do torneio, o feito é ainda mais expressivo.

Ele alcançou pelo menos as semifinais em sete das nove edições da competição mata-mata que disputou.

Scolari foi campeão com Grêmio (1994), Palmeiras (1998) e protagonizou uma zebra histórica ao levar o Criciúma ao título em 1991.

Mas nunca com campanha tão boa quanto a atual. O Palmeiras está invicto e venceu sete dos seus oito jogos.

O aproveitamento de 91,6% dos pontos é muito superior ao de qualquer outra campanha de Scolari, que tinha como melhor retrospecto até então os 80,9% (depois do primeiro jogo da semifinal) obtidos pelo Criciúma de 1991.

Tudo bem que o Palmeiras só enfrentou um adversário da primeira divisão do Brasileiro até agora, justamente o Grêmio. Mas saiu de Porto Alegre com uma vitória por 2 a 0 e a segura vantagem que tentará defender nesta noite.

Vencer a Copa do Brasil é uma obsessão para o clube paulista. Não apenas para encerrar o jejum de quatro anos sem nenhum título, mas também para tentar provar que buscar Scolari e lhe dar o mais alto salário de treinador no Brasil não foi equívoco.

Em dois anos no Palmeiras, o técnico não conseguiu brigar por troféus nem ir à Libertadores. Também acumulou confusões internas e viu sua demissão ser pedida por cartolas. Ele já avisou que sairá do clube no fim deste ano, quando termina o contrato.

O objetivo agora é deixar saudade nos palmeirenses.

NA TV
Palmeiras x Grêmio
21h ESPN Brasil e Sportv

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.