Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

De pé em pé

Espanha impõe seu jogo sobre a França, quebra tabu e vai à semi da Euro ante Portugal

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Espanha acabou com a maldição de nunca ter vencido a França em campeonatos oficiais. Ontem, a equipe se classificou para a semifinal da Eurocopa com uma vitória tranquila, por 2 a 0, em Donetsk, na Ucrânia.

Nem os espanhóis podiam imaginar que encontrariam tanta facilidade pela frente. Não precisaram nem mesmo de um camisa 9 de ofício.

O técnico Vicente del Bosque escalou Fàbregas no centro do ataque, com Silva e Iniesta ao seu lado.

Já Laurent Blanc apostou em um time fechado na defesa, bem ao estilo da seleção italiana, que na fase de grupos arrancou um empate diante dos espanhóis.

E o treinador francês talvez tenha levado isso a sério demais. No primeiro tempo, o time deu só dois chutes a gol.

Já a Espanha impôs seu ritmo e conseguiu chegar ao gol aos 18min. Jordi Alba cruzou da esquerda após passe de Xavi, e Xabi Alonso apareceu de surpresa para cabecear.

"Com o primeiro gol tudo se tornou mais fácil", disse Xabi após a partida.

Na verdade, o jogo todo teve o padrão espanhol. Dos primeiros minutos até o intervalo, a equipe de Del Bosque teve 340 passes completados, contra 170 do adversário.

Nas palavras de Blanc, o torcedor francês percebeu que sua seleção jogou pelo mínimo na primeira etapa.

"Creio que, se tivéssemos chegado ao intervalo com o empate por 0 a 0, isso teria permitido à minha equipe entrar no segundo tempo com outro moral", afirmou.

E este moral fez falta. O jogo pouco mudou na segunda etapa. Blanc bem que tentou alterar o panorama do duelo ao colocar Ménez e Nasri nos lugares de Debuchy e Malouda. Mas a seleção francesa não respondeu em campo.

As poucas jogadas saíram dos pés de Ribéry pela esquerda. Faltou Benzema entrar no jogo -foi titular, mas não apareceu. Assim, as chances de gol foram raras.

Del Bosque respondeu às substituições de Blanc com Fernando Torres e Pedro nos lugares de Silva e Fàbregas.

Acomodada em campo, embora atenta, a Espanha ganhou fôlego e, já nos acréscimos, chegou ao segundo gol.

Réveillère cometeu pênalti em Pedro. Xabi Alonso cobrou e marcou o seu segundo gol justamente no dia em que completou 100 partidas com a camisa espanhola.

A semifinal será contra Portugal, de Cristiano Ronaldo, na quarta, em Donestk.

"A essa altura todos os jogos são difíceis e já conhecemos perfeitamente Cristiano Ronaldo", afirmou Xabi.

Para a França, que terminou a partida com apenas quatro chutes a gol, contra nove do adversário, restou a lamentação pela derrota e um aviso aos portugueses, dado pelo zagueiro Rami.

"Acho que a Espanha vai ganhar. É a melhor equipe do mundo. Não podíamos fazer mais do que isso", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.