Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Edgard Alves

O Brasil é penta

Na prova hípica do pentatlo moderno, a atleta tem o desafio de montar um cavalo desconhecido

YANE MARQUES, uma estudante de educação física de 28 anos, 53 kg e 1,66 m é, sem dúvida, uma das mais destacadas estrelas da delegação que representará o Brasil na Olimpíada de Londres, no mês que vem.

Pouca coisa se tem dito sobre ela, embora isso seja até compreensível. Afinal, quem já assistiu a uma prova de pentatlo moderno, mesmo pela TV?

Yane é especialista da modalidade, que foi introduzida nos Jogos há um século, em Estocolmo, mas é ainda pouco praticada e conhecida no Brasil. Só homens competiam na Olimpíada; as mulheres foram incluídas em Sydney-2000.

Na verdade, consiste num conjunto de provas (esgrima, natação, hipismo e evento combinado de tiro e corrida), todas disputadas num único dia. Exige, no mínimo, técnicas variadas, concentração, controle emocional, habilidade, precisão, força, velocidade e resistência. E, na prova hípica, a atleta tem o desafio de montar um cavalo desconhecido, que recebe por sorteio.

Como se vê, esse esporte em si já serve como um cartão diferenciado na apresentação dessa atleta nascida no agreste pernambucano, em Afogados da Ingazeira, a cerca de 375 km do Recife, para onde ela foi aos 11 anos e lá iniciou a carreira como nadadora do Clube Náutico Capibaribe.

Para o esporte de alto rendimento, despontou há seis anos. E evoluiu rápido, conseguindo cravar seu nome entre as dez mais da modalidade do mundo. Hoje, ela ocupa o sexto lugar no ranking da União Internacional de Pentatlo Moderno.

Após o ouro no Pan do Rio-2007, terminou em 18ª na Olimpíada de Pequim-2008, mas ganhou experiência. Tanto que, no ano passado, mesmo com a prata no Pan do México, atingiu a terceira colocação no ranking mundial, a melhor posição já alcançada por uma atleta sul-americana. Na final da Copa do Mundo, no mês passado, na chinesa Chengdu, ela arrebatou a medalha de bronze, enfrentando 35 rivais que lá estavam respaldadas por suas performances nas quatro etapas do evento, disputadas em Charlotte (EUA), Rio de Janeiro, Rostov (Rússia) e Budapeste (Hungria).

O resultado na China a coloca como candidata ao pódio na Olimpíada? "Vejo a medalha como algo possível", diz. As estrelas do pentatlo estão mais concentradas na Europa, casos, entre outros, da lituana Laura Asadauskaite, da inglesa Heater Fell, prata em Pequim-2008, e da atual campeã olímpica, a alemã Lena Schöneborn.

Um aspecto curioso da modalidade são as surpresas, como quedas de cavalos desconhecidos, que derrubam até favoritos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.