Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vaga pode ser decidida no cara ou coroa

2012
EUA vão desempatar seletiva olímpica com moeda ou prova extra

Divulgação
Imagem da chegada dos 100 m na seletiva americana para Londres
Imagem da chegada dos 100 m na seletiva americana para Londres

DE SÃO PAULO

Cara ou coroa? Essa escolha pode ser decisiva na classificação de uma campeã mundial para a Olimpíada.

O embate será travado entre Allyson Felix, 26, estrela do atletismo americano, e Jeneba Tarmoh, 22, ouro no Mundial júnior de 2008.

No sábado à noite, as velocistas cruzaram a linha de chegada exatamente no mesmo milésimo de segundo na final dos 100 m da seletiva olímpica dos EUA, uma das mais disputadas do mundo.

A marca de 11s07 -depois corrigida para 11s068- deu o terceiro lugar a elas. Porém apenas três vagas para Londres estavam em disputa.

Atual campeã olímpica dos 100 m, Carmelita Jeter ganhou a prova (10s92), e Tianna Madison foi a segunda (10s96). Marcas que dariam prata e bronze a elas em Pequim-2008 e garantiram ambas nos Jogos de Londres.

A terceira e última vaga ficaria com Jeneba Tarmoh, anunciada como terceira colocada logo após a prova. A campeã mundial júnior dos 100 m chegou a receber abraços e celebrou a classificação.

No entanto, em seguida, imagens do Photofinish mostraram que as atletas terminaram a prova exatamente no mesmo instante.

A decisão fotográfica é baseada em milhares de imagens que são feitas por câmeras instaladas na linha de chegada. Vale o momento em que o tronco da atleta cruza a linha. Não contam cabeça, pernas ou braços à frente.

Anteontem, quase 24 horas após a prova, a USA Track and Field (entidade que rege o atletismo nos Estados Unidos) anunciou que a terceira colocada seria definida em uma prova extra ou por sorteio, na moeda. Não há regra para desempate, e a decisão final cabe às atletas.

Deste modo, Allyson e Jeneba precisam escolher como querem decidir a vaga. Não há uma data para a decisão ser tomada. A Olimpíada começa em 27 de julho.

A seletiva, em Eugene, é tão representativa que reúne diversos medalhistas olímpicos e mundiais. No sábado, por exemplo, Ashton Eaton quebrou o recorde mundial do decatlo na competição.

Já no próximo sábado, Allyson e Jeneba disputam também uma vaga em Londres nos 200 m. Até lá, segundos os técnicos, nenhuma decisão deve ser tomada. As eliminatórias são na quinta.

A federação americana definiu que, se as atletas discordarem, haverá uma prova extra. Se ambas não quiserem anunciar qual a preferência, a decisão será na moeda.

Há grande chance de o desempate entre ambas ser no domingo, último dia da seletiva. Especula-se também sobre a possibilidade de Allyson conquistar a vaga nos 200 m, sua especialidade, e abrir mão dos 100 m. Ela tem duas pratas olímpicas e três ouros em Mundiais na distância.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.