Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espanha tenta parar Cristiano Ronaldo

EUROCOPA
Maior astro do Real Madrid é principal esperança de Portugal contra 'estilo do Barcelona'

DE SÃO PAULO

Se a base do Barcelona é cantada aqui e ali como principal motivo da força da Espanha, a Fúria terá um problema hoje ao enfrentar Portugal pela semifinal da Eurocopa. Enquanto os espanhóis não têm Messi, os lusitanos têm Cristiano Ronaldo.

Até agora, a seleção espanhola tem refletido em campo as características do Barça, com muita posse de bola: 61% em média por jogo contra 46% de Portugal, apenas a décima seleção neste quesito, atrás de Ucrânia, Holanda e Rússia, todas eliminadas na primeira fase do torneio.

Mas, sem Messi, artilheiro do Barcelona, a Espanha não transforma seus toques em conclusões, como poderia. Seus 67 arremates estão bem atrás dos da Itália (87) e perdem até para Portugal (70).

Por outro lado, depois de um começo ruim, Cristiano Ronaldo começou a ficar cada vez mais parecido com o jogador do Real Madrid e seu poder de decisão. Fez os três últimos gols de sua seleção e lidera a estatística de chutes a gol: 29 arremates. O espanhol que mais se aproxima é Iniesta, com 13 finalizações.

Espanha e Portugal também jogam hoje por um lugar na história da competição.

Nunca um time foi bicampeão consecutivo. "Estamos diante do jogo mais importante da nossa vida. Esperamos ficar na história do futebol mundial", afirmou o técnico Vicente del Bosque.

Para chegar à decisão, o treinador sabe onde mora o perigo. "Temos que desativar Ronaldo, como fizemos no Mundial, com boa marcação", avisou Del Bosque, lembrando o triunfo espanhol nas oitavas de final da Copa de 2010, na África do Sul.

Por outro lado, Portugal é a única semifinalista que nunca venceu a Euro. Chegou perto em 2004, quando perdeu o título para a Grécia. "Se Portugal pudesse disputar novamente uma final seria sinal de que estamos evoluindo. Acredito que é possível", disse Cristiano Ronaldo.

Na opinião do artilheiro português (com três gols), os dois dias a mais de descanso de sua seleção -eliminou a República Tcheca na quinta, enquanto a Espanha venceu a França no sábado- não farão diferença, como chegaram a reclamar alguns espanhóis. "Três dias de repouso é suficiente para qualquer equipe dar o seu melhor. Não será importante."

NA TV
Espanha x Portugal
15h45 Band, Globo, Sportv e Sportv HD

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.