Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jade não assina acordo para Jogos

GINÁSTICA
Confederação diz que atleta recusou termo de compromisso e não vai a Londres

Carl Court/France Presse
Os anéis olímpicos pendurados na Tower Bridge, ponto turístico de Londres, para celebrar os 30 dias para os Jogos
Os anéis olímpicos pendurados na Tower Bridge, ponto turístico de Londres, para celebrar os 30 dias para os Jogos

DE SÃO PAULO

A ginasta Jade Barbosa, 21, não compareceu ontem ao início do último período de treino da seleção brasileira no país, não apresentou justificativa e está fora da Olimpíada de Londres, que começa no dia 27 de julho.

Jade era uma das nove atletas convocadas para a sessão de treinos no Rio, uma das etapas para a formação da seleção olímpica. Dessa lista, sairão sete ginastas para o período de aclimatação no Reino Unido. Entre essas sete, as cinco mais bem avaliadas pela comissão técnica serão inscritas para a Olimpíada.

O supervisor de seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Klayler Mourthé, afirmou que a ginasta e seu pai, Cesar, que também é seu agente, não concordaram em assinar um contrato de ajuda de custo nem um termo de compromisso específico para a disputa da Olimpíada londrina.

"Dos 44 atletas de todas as seleções [artística, trampolim e rítmica], somente ela não aceitou os termos", afirmou Mourthé, que informou que a confederação chegou a negociar cláusulas do contrato de ajuda de custo com Jade.

"Fizemos algumas alterações, mas não dava para mudar tudo. Eles não concordaram e não aceitaram."

De acordo com o dirigente, sobre o termo de compromisso não houve discussão.

"Ela simplesmente não compareceu. Foi uma opção dela, temos que respeitar."

Mourthé disse que as chances de uma reintegração são "extremamente remotas".

Já foram convocadas duas ginastas para as vagas de Jade e Gabriela Soares, que, lesionada, pediu dispensa.

"Temos que ser realistas e, com a Jade ou sem a Jade, nossas chances de medalha com a ginástica feminina são muito, muito pequenas", afirmou o dirigente da CBG. "Ela é uma grande ginasta, mas na nossa visão existem ginastas com plena capacidade de substituí-la à altura."

Jade surgiu como grande promessa da ginástica artística feminina. Aos 13 anos, surpreendeu o mundo quando se tornou a mais jovem ginasta a executar o duplo twist carpado, movimento criado por Daiane dos Santos.

Nos Jogos de Pequim-2008, a ginasta terminou na décima colocação no individual geral e na sétima no salto.

Após a competição chinesa, ela passou dois anos afastada da seleção por conta de uma grave contusão no punho direito e disputas contratuais com a confederação.

A assessoria de imprensa de Jade não atendeu aos telefonemas da reportagem, que também não conseguiu falar com o pai da ginasta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.