Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Copa-2010

Série da Folha sobre torcida no mundo vira documentário

DE SÃO PAULO

"Foram 125.124 km, ou três voltas na Terra, em 43 voos por 29 companhias aéreas em 31 dias." Esse é o balanço feito pelo repórter da Folha Fábio Seixas ao fim da série "Um Mundo que Torce".

Durante a Copa da África do Sul, em 2010, ele acompanhou a reação de torcedores, visitando os países participantes durante a competição. Além dos relatos diários no jornal, o projeto rendeu o documentário "31, A Copa do Mundo", que tem pré-estreia hoje, às 19h30, na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo.

"A ideia era tão maluca e diferente que a gente percebeu que valia a pena levar uma câmera", conta Seixas, que gastou nove meses no planejamento da série.

Além da câmera do repórter, em cada país um cinegrafista contratado recebeu três recomendações sobre imagens pretendidas: ambiente, emoção da torcida e, de vez em quando, o jornalista.

Com uma hora de duração, o documentário não segue uma ordem cronológica.

O material acabou agrupado por temas, como países e ídolos, com Argentina e Maradona e Costa do Marfim e Drogba, por exemplo.

A produção termina na praça de Cibeles, em Madri.

"Seria uma frustração tremenda não terminar no país campeão", afirma Seixas.

O documentário irá ao ar pela primeira vez no próximo dia 10, pela ESPN Brasil.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.