Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Encontro de gerações fecha preparação em São Paulo

BASQUETE
Últimos brasileiros a ir ao pódio olímpico jantam com seleção

Adriano Vizoni/Folhapress
Veteranos da seleção de basquete posam com o time que vai a Londres
Veteranos da seleção de basquete posam com o time que vai a Londres

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

O último dia de treinos da seleção em São Paulo terminou com um encontro de gerações do basquete nacional.

Sucar, Jatir, Wlamir Marques, Edvar Simões, alguns dos últimos brasileiros a subir em um pódio olímpico na modalidade, assistiram ao treino e, em seguida, jantaram com os jogadores que se preparam desde o último dia 10 para Londres-2012.

A iniciativa partiu de Wlamir Marques, que queria desejar sorte aos atletas do argentino Rubén Magnano.

"Só queria dar um 'boa sorte' e eles [comissão técnica] não só aceitaram como convidaram os demais jogadores da minha geração e fizeram um jantar", contou Wlamir, que participou de quatro edições dos Jogos, de Melbourne-1956 até México-68.

O basquete brasileiro possui três medalhas olímpicas: foi bronze em Londres-48, Roma-60 e Tóquio-64.

Embora a geração atual não tenha alcançado metade dos feitos da de 50 anos atrás, ambas as seleções contam com um ponto em comum: um estrangeiro com a camisa brasileira.

No time da década de 60 era o pivô Sucar, nascido na Argentina, mas mora no Brasil desde os 7 anos. No atual, o armador Larry Taylor, americano, no Brasil desde 2008. "Fiquei muito feliz de conhecer um pouco mais da história do basquete do Brasil", diz.

Sucar presenteou Magnano com um livro sobre o treinador paraibano Togo Renan Soares, o Kanela, técnico da seleção em Roma-60 e bicampeã mundial, no Chile-1959 e no Brasil-1963.

"Assim como aprender a arremessar, os jogadores da seleção precisam conhecer a história do basquete brasileiro", afirmou Magnano.

Ao final do treino, reuniu os atletas no centro da quadra para ouvir os veteranos, que cumprimentaram com tapinhas no rosto e abraços os atletas que vão a Londres e ouviram um pedido de Wlamir. "Não deixem para vencer o jogo na última bola", falou o ex-ala, comentarista na TV.

A seleção olímpica encerrou a fase de treinamentos em São Paulo. Viaja para a Argentina hoje, onde disputará mais dois amistosos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.