Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Muçulmanas poderão usar véu para jogar

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Fifa anunciou ontem outras duas alterações: o uso se cinco árbitros em uma partida está liberado definitivamente e as mulheres poderão jogar com véu muçulmano, o que as permite passar a atuar profissionalmente.

O uso do véu foi um pedido da confederação asiática e do príncipe da Jordânia, Ali Bin Hussein, um dos seis vices da entidade.

"Questões médicas e de segurança foram retiradas para o uso do véu e foi aprovado que jogadoras poderão usá-lo", disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em comunicado da entidade.

O tipo de véu -principalmente tamanho- e as cores serão estudados em reunião em novembro. A Fifa apontava como um dos motivos do veto o fato de ele poder ser puxado por rivais e levar a lesão da atleta que o usa.

Já o uso de cinco árbitros se estabelece automaticamente nas principais competições do Brasil, em especial a Série A do Brasileiro, onde passou a vigorar neste ano, e a Série A-1 do Paulista.

"Isso tem tido bons resultados no Nacional e deve ficar", comenta Manoel Serapião Filho, da comissão de arbitragem da CBF. "Investimos em comunicação entre os árbitros neste ano e os auxiliares no fundo do campo têm ajudado bastante." (MP)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.