Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tratamento com testosterona é proibido por agência antidoping

DO ENVIADO A LAS VEGAS

A Wada (Agência Mundial Antidoping) veta tratamento de reposição de testosterona, como faz Chael Sonnen.

A testosterona é um esteroide anabólico endógeno e faz parte da lista de substâncias proibidas da agência.

Segundo Eduardo De Rose, membro da Wada no Brasil, a lei antidoping não permite o uso de substância proibida como consequência da utilização de outra.

"Muitos casos de deficiência hormonal são consequência de uso de esteroides anabólicos", afirmou De Rose.

O diretor-executivo da Comissão Atlética do Estado de Nevada afirmou à Folha que o sangue e a urina de Chael Sonnen foram testados para aferir o nível de testosterona.

O procedimento padrão da comissão é exigir histórico médico e exames laboratoriais que comprovem a necessidade do uso terapêutico da substância, além de apresentar a descrição dos remédios, nome, dose, forma de administração e frequência de uso.

Para a luta desta madrugada, não se sabe se haverá teste antidoping, se o resultado é imediato e, se indicar excesso, o resultado será válido.

Sonnen afirma que sofre de hipogonadismo, doença em que o organismo não produz testosterona suficiente, e que precisa tomar duas injeções autoaplicáveis por semana.

Após ter sido flagrado no exame antidoping no primeiro duelo contra Anderson Silva, o lutador americano foi suspenso por um ano pela comissão da Califórnia. Mas apelou e teve a pena reduzida para seis meses em Nevada, onde acontece a programação desta madrugada.

(EO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.