Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Palmeiras ressuscita sua base

SÉRIE A Clube pode escalar 1º jogador da casa em 1 ano e 5 meses

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Já faz quase um ano e cinco meses que o atacante Miguel Bianconi entrou no segundo tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Comercial-PI, pela Copa do Brasil, e disputou a primeira partida da sua carreira na equipe profissional.

Desde então, o Palmeiras fez outros 95 confrontos oficias. E em nenhum deles aquela cena de 23 de fevereiro de 2011 se repetiu: a estreia de um jogador das categorias de base no time de cima.

Esse longo período de jejum deve ter um fim hoje.

Preocupado com o segundo jogo da final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, o técnico Luiz Felipe Scolari prometeu escalar uma equipe reserva contra a Ponte Preta, em Campinas, pela oitava rodada da Série A.

E, desta vez, os titulares nem vão ficar no banco. Ou seja, o treinador terá de apelar a quem nem está no elenco profissional para ter time completo em Campinas.

Após a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, no jogo de ida da decisão, Scolari disse que iria recorrer a jogadores do time B, rebaixado para a Série A-3 do Paulista, e da base.

O volante João Denoni, 18, recém-saído das categorias inferiores e já promovido à equipe adulta, deve receber sua primeira chance e pode inclusive começar jogando.

"Dá um frio na barriga, mas é normal. Estou mais do que preparado. Já fiquei no banco contra o Figueirense e foi uma experiência muito bacana", afirmou o jogador.

O pouco aproveitamento das fornadas palmeirenses já gerou conflitos com Scolari. Opositores ao treinador reclamam que ele prefere pedir a contratação de atletas de qualidade duvidosa a dar espaço para o que está sendo produzido dentro do clube.

No ano passado, o técnico reclamou da falta de recursos técnicos das crias da base. Ele chegou a dizer que se existisse algum jogador bom, mesmo com 13 ou 14 anos de idade, já teria sido promovido.

O elenco profissional do Palmeiras conta com nove atletas formados em casa, mas quatro são goleiros.

Dos cinco de linha, dois ainda não estrearam. E os outros três (Patrik, Felipe e Vinícius) são reservas e recebem poucas oportunidades.

Caberá a esse grupo formado por suplentes e novatos a tarefa de tentar melhorar a situação incômoda que o Palmeiras vive no Brasileiro.

O time, prestes a se tornar campeão da Copa do Brasil, só conseguiu sua primeira vitória na rodada passada e está na zona do rebaixamento.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.