Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

100

Engenhão recebe hoje Fla-Flu que marca o centenário do clássico mais tradicional do futebol brasileiro

DO RIO

Apenas 800 torcedores foram as testemunhas do início do maior clássico da história do futebol brasileiro. Vestidos de terno, eles assistiram no dia 7 de julho de 1912 ao primeiro Fla-Flu.

Cem anos, um dia e 390 partidas depois, os dois clubes mais campeões do Rio de Janeiro disputam hoje às 16h, no Engenhão, o Fla-Flu do centenário.

O "clássico das multidões", como definiu o jornalista Mario Filho, um dos responsáveis pela grandiosidade da disputa, é dono do recorde mundial de público em uma partida entre clubes.

No ano de 1963, 194.603 torcedores se acotovelaram no Maracanã para assistir ao Flamengo conquistar o título do Estadual do Rio após um empate sem gols.

"Um Fla-Flu é impossível de se definir. Só sentando na arquibancada ou correndo no campo para senti-lo. Tudo pode acontecer", declara o ídolo do Flamengo Zico, o maior artilheiro do clássico.

Com a camisa rubro-negra, ele jogou 44 vezes contra o rival e marcou 19 gols.

Apesar de o dramaturgo tricolor Nelson Rodrigues ter declarado que o Fla-Flu surgiu 40 minutos antes do nada, o clássico tem uma origem quase familiar.

Seis meses antes do primeiro jogo, nove titulares do Fluminense abandonaram o clube e criaram o departamento de futebol do Flamengo, que se destacava no esporte brasileiro por causa do remo.

No estádio das Laranjeiras, os dois times se enfrentaram na tarde de 7 de julho de 1912. O Fluminense venceu o primeiro confronto por 3 a 2.

O clássico foi praticamente ignorado pelos grandes jornais da época, que priorizavam outros esportes, como o turfe e o remo.

A partir daí, os dois clubes disputaram dezenas de jogos inesquecíveis. Há 70 anos, o Fluminense ganhou o Estadual de 1941 no campo do Flamengo, às margens da lagoa Rodrigo de Freitas.

Depois que os rubro-negros empataram o jogo em 2 a 2, os jogadores do Fluminense, que precisavam do empate pelo título, começaram a chutar a bola para dentro da lagoa. No final, os tricolores foram campeões.

"Graças a Deus, disputei e fiz história. É uma coisa maravilhosa, especial. É lindo demais ver o Maracanã lotado com aquelas duas torcidas", declarou o ex-atacante Renato Gaúcho, que atuou pelos dois clubes.

Apesar de disputar mais de uma dezena de edições do clássico, ele entrou para a história ao marcar de barriga o gol do Estadual de 1995, pelo Fluminense. Naquele ano, o Flamengo festejava o centenário do clube.

Hoje, no Engenhão, os torcedores deverão lotar as arquibancadas. Até sexta-feira, quase 30 mil ingressos haviam sido vendidos. A carga total para venda é de 34.600.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.