Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alonso faz a pole e acaba com jejum

F-1 Após treino confuso e interrompido pela chuva, Ferrari larga na frente pela 1ª vez desde Cingapura-2010

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SILVERSTONE

Grid do GP da Inglaterra

1º F. Alonso 1min51s746
2º M. Webber 1min51s793
3º M. Schumacher 1min52s020

-

Numa sessão confusa e que ficou interrompida por mais de uma hora por causa da chuva em Silverstone, Fernando Alonso cravou ontem a pole para o GP da Inglaterra de F-1, resultado que nem ele esperava ter conseguido.

Depois de uma vitória épica em Valência, há duas semanas, o piloto espanhol brilhou novamente para conseguir o primeiro lugar no grid da nona etapa do Mundial de F-1, que acontece hoje, a partir das 9h (de Brasília), e colocar fim a um longo jejum.

A pole, 21ª de sua carreira, foi a primeira da Ferrari desde o GP de Cingapura de 2010.

"Estou um pouco surpreso ainda, mas muito feliz por ter conquistado esta pole para a equipe depois de quase dois anos", declarou o ferrarista.

"Por causa da incerteza de como estará o tempo na corrida, esta deve ser a pole menos relevante do ano, mas ainda assim estou satisfeito por recompensar o time pelo trabalho duro que vem fazendo nas últimas semanas."

Assim como já havia acontecido com sua vitória em Valência, o resultado de ontem não veio de maneira tranquila para o líder do Mundial.

Depois de perder o controle do carro ainda no início da sessão, debaixo de forte chuva, e de ter ficado próximo de bater no muro em Silverstone, Alonso correu risco de ser eliminado durante a segunda parte do treino, já que, perto do fim daquela parte, tinha apenas o 16º melhor tempo.

Mas aí a chuva apertou e a direção de prova decidiu parar a sessão até a pista estar em condições melhores.

Durante a interrupção, que durou uma hora e 37 minutos, torcedores, pilotos e mecânicos tentavam se entreter como podiam. Nico Rosberg usou a pausa para dançar na frente dos boxes da Mercedes e divertir os fãs que tomavam chuva nas arquibancadas.

Jean Eric Vergne cochilou sentado no chão da garagem da Toro Rosso. Mecânicos da Red Bull e da McLaren brincavam de fazer "ola", assim como Ross Brawn. Na Ferrari, Felipe Massa e Alonso conversavam enquanto Lewis Hamilton aproveitava para falar com seus engenheiros.

Quando a chuva finalmente diminuiu, dezenas de fiscais foram à pista com rodos para tentar tirar a água empoçada. Com o asfaltou ainda molhado, mas já sem chuva, o treino enfim recomeçou. E a sorte de Alonso virou.

"Foi um daqueles dias em que tudo dá certo. Tivemos muita sorte hoje, não só por ter escapado de bater no começo do treino, mas também pela confusão toda por causa da chuva", disse o piloto.

"Foi uma sessão muito estressante e daquelas em que você precisa estar no lugar certo, na hora certa e tentar não cometer erro quando realmente importa. Tem que manter a cabeça fria", completou o ferrarista, que largará à frente de Mark Webber, da Red Bull, e de Michael Schumacher, da Mercedes.

"Vai ser uma prova complicada, e se estiver chovendo, pelo menos saindo da frente terei boa visibilidade", disse.

NA TV
GP da Inglaterra
9h Globo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.