Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Webber ultrapassa Alonso no final e vence em 'casa'

F-1 Australiano, que vive na Inglaterra, encosta no espanhol no Mundial

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SILVERSTONE

GP da Inglaterra

1º M. Webber 1h25min11s288
2º F. Alonso a 3s060
3º S. Vettel a 4s836

-

Faltava percorrer pouco menos de 30 dos 306,198 km do GP da Inglaterra. Apenas cinco voltas para que Fernando Alonso vencesse a terceira corrida neste ano, a segunda seguida, e disparasse na liderança do Mundial de F-1.

Mas o ferrarista não resistiu à pressão e cedeu a vitória da nona etapa do campeonato a Mark Webber, que, assim como o espanhol, tem dois triunfos em 2012 -são os únicos dois pilotos do grid que conseguiram isso.

"Tenho algumas vitórias no meu currículo, mas esta está demorando um pouco para eu assimilar", afirmou o piloto da Red Bull, que já havia vencido o GP de Mônaco neste ano e que, com o nono triunfo da carreira, conseguiu diminuir de 20 para 13 pontos sua desvantagem na classificação do Mundial para Alonso, que chegou em segundo -Sebastian Vettel fechou o pódio em terceiro.

"Não estava achando uma corrida espetacular no começo, com o Fernando liderando, mas eu estava por ali. Jogamos um pouco com a estratégia e, depois do meu primeiro pit stop, comecei a achar que tinha chances. Estou simplesmente radiante."

Largando da segunda colocação ontem, com Alonso na pole position pela primeira vez desde o GP de Cingapura de 2010, o piloto australiano até tentou uma ultrapassagem logo depois da partida, mas não teve sucesso.

Com uma estratégia de pneus diferentes, o ferrarista sabia que tinha de tentar abrir uma boa vantagem no começo da prova para tentar ficar com a vitória em Silverstone, já que usaria os pneus mais macios só no último trecho da corrida -ao contrário do que fizeram Webber e Vettel.

"Fizemos esta aposta pelo pouco que pudemos andar com pista seca no treino livre de sábado e, como tinha a chance de chover durante a corrida, havia a possibilidade de eu não ter que usar os macios", explicou Alonso.

E o líder do campeonato seguiu o plano à risca. Na primeira rodada de pits, tinha cinco segundos de folga para o piloto da Red Bull. Quando Webber foi para a sua segunda parada, na 33ª volta, estava exatos 5s520 atrás.

Alonso foi aos boxes quatro giros depois e, quando voltou à pista, tinha uma folga de quase quatro segundos.

Mas aí a diferença dos pneus começou a aparecer. Webber, com os compostos duros, passou a tirar rapidamente a desvantagem e em seis giros colou na Ferrari. E, a cinco voltas da bandeirada final, superou o espanhol.

"O importante foi que nunca desistimos de lutar pela vitória. Este resultado significa muito para a equipe, especialmente porque nossa fábrica fica logo aqui do lado. E foi um presente para os fãs também, que sofreram muito com a chuva no final de semana inteiro", declarou Webber, que vive na Inglaterra.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.