Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Wimbledon ganha novo gramado

2012
A 20 dias dos Jogos, equipe de jardineiros faz operação de guerra

Ki Price/Reuters
Quadras de Wimbledon ontem, já com o visual olímpico
Quadras de Wimbledon ontem, já com o visual olímpico

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

Como acontece todos os anos, ontem deveria ser o dia de folga de Eddie Seward e seu time. Um dia após a final masculina de Wimbledon, os responsáveis pela maior estrela do complexo, a grama, costumam ser liberados depois das duas semanas de trabalho ininterrupto do torneio.

Mas não desta vez. A apenas 20 dias do início da competição de tênis da Olimpíada de Londres, que será disputada no local, uma verdadeira operação de guerra foi montada para que tudo esteja pronto a tempo do torneio. E para que um gramado bem verde dê lugar aos pedaços de terra que podiam ser vistos nas quadras nos últimos dias.

Para isso, a superfície na qual Roger Federer ganhou seu sétimo título anteontem será totalmente retirada da quadra central, e uma nova será plantada. A troca, que geralmente demora de três a quatro semanas para ser concluída, desta vez terá de ser feita em cerca de 24 horas.

"Na verdade, este é um processo que começou há dois anos", explica Neil Stubley, um dos 35 membros da equipe de Seward. "Já sabemos que o que estamos fazendo agora irá funcionar. É um enorme desafio, mas temos um grupo muito competente de pessoas que sabem exatamente o que estão fazendo."

A equipe trabalha em parceria com o Sports Turf Research Institute, centro de pesquisa especializado em grama, há mais de uma década.

O instituto, formado por agrônomos, químicos, físicos, engenheiros e biólogos possui uma espécie de laboratório em West Yorkshire, cerca de 320 km ao norte de Londres. No local, várias quadras que simulam a central do All England Lawn Tennis and Croquet Club são usadas para testar diversos tipos de grama. Foi lá que se chegou à "fórmula" utilizada hoje.

O plano que começou a ser posto em prática ontem em Wimbledon foi estudado no STRI em conjunto com o Locog (comitê organizador dos Jogos), nos últimos dois anos.

Das 19 quadras que compõem o complexo de Wimbledon, dez serão utilizadas durante a Olimpíada, fora as específicas para os treinos.

Para acelerar o processo de crescimento da grama, Seward e seu time irão plantar sementes pré-germinadas.

O processo todo é composto de oito etapas, que vão desde a irrigação ao plantio das sementes e a aeração. O mau tempo e as constantes chuvas que causaram atrasos e adiamentos no Grand Slam nas últimas semanas não são vistos com preocupação.

"Nós temos o clima perfeito para o crescimento da grama. A única coisa que poderia nos atrapalhar seria a temperatura", explica Stubley. "Ocorre que este teria que ser o verão mais frio dos últimos cem anos para que isso aconteça", completou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.