Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Repaginada

Saída de Alex para clube do Qatar faz Tite dizer que equipe, que hoje pega o Flamengo no Engenhão, passará por transformação de estilo de jogo

MARCEL RIZZO
DE SÃO PAULO

Esqueça o Corinthians campeão da Libertadores.

A saída de apenas um jogador, o meia Alex, fará com que Tite tenha que mudar o estilo de jogar do time para o Campeonato Brasileiro e, claro, para o Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro.

Hoje, contra o Flamengo, no Rio, Douglas entrará no lugar de Alex, vendido ao Al Gharafa, do Qatar, por cerca de R$ 13,5 milhões. O meia se despediu ontem do técnico e dos companheiros no CT.

A troca, à primeira vista, parece seis por meia dúzia. Mas não para o técnico Tite.

"Um [Alex] é mais infiltrador. O Douglas é mais armador. Muda bastante. É preciso um novo entrosamento. Até mesmo nas bolas cruzadas, já que a maneira de ambos de bater na bola é diferente", disse o treinador.

Douglas toma menos distância para cobrar escanteios ou faltas, o que, segundo Tite, faz o cruzamento ser mais rápido, e os corintianos não estão acostumados a isso. Mas o principal problema na troca não é esse.

Há dúvida sobre se Douglas, 30, conseguirá jogar com a qualidade de quando foi uma das estrelas do time que conseguiu o acesso para a Série A, em 2008, e conquistou a Copa do Brasil-2009.

A forma física do jogador ainda gera polêmica. O clube não revela o seu peso atual, mas é bastante visível que ele emagreceu no último mês.

Mesmo assim, entre os jogadores, recebeu o apelido de Tufão, por causa de personagem da novela "Avenida Brasil", da Globo, que é ex-jogador e tem barriga saliente.

A torcida também tem reclamado de suas curvas.

No sábado, depois da vitória corintiana sobre o Náutico, o meia disse que faltava ritmo de jogo e que não podia ser cobrado por isso. Ontem, Tite respondeu. E parece não ter gostado da reclamação.

"Faz ritmo de treino igual ao de jogo que não vai ter problema. Ele vai entrar em uma equipe entrosada", disse.

Tite também perdeu após a conquista continental Leandro Castán, mas a troca na zaga é menos dolorosa por não alterar o esquema.

Os reservas Liedson e Willian também deixaram a equipe, o que fez o treinador lembrar que é a quarta remontagem de elenco que fará no time desde que foi contratado, em outubro de 2010.

"Por um lado, [as saídas] mostram a valorização do elenco pelo título [da Libertadores]. A engrenagem muda e eu me viro", afirmou.

Por mais de uma vez Tite fez questão de dizer que foi contra as saídas, assim como a diretoria, mas que foi feita a vontade dos jogadores.

Uma opção B, e que também muda o estilo de o time jogar, é colocar um atacante no lugar de Alex. Os candidatos são estrangeiros e chegaram agora: o peruano Guerrero e o argentino Martínez.

NA TV
Flamengo x Corinthians
21h50 Band e Globo (menos RJ)

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.