Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dores

Isolada da delegação, Maurren Maggi se prepara em Madri para os Jogos e sofre com lesão no quadril, segundo técnico espanhol

Rahel Patrasso/Frame/Folhapress
Maurren salta em competição disputada em São Paulo
Maurren salta em competição disputada em São Paulo

DANIEL BRITO
ENVIADO ESPECIAL A MADRI

Não há garantias de que a saltadora Maurren Maggi, 36, chegará aos Jogos de Londres com 100% de sua forma física para defender a medalha de ouro conquistada quatro anos atrás, em Pequim-08.

Ela está em Madri, na companhia de seu técnico, Nélio Moura, e é atormentada por uma contusão no quadril.

Maurren se isolou e não quis a atender a Folha no Centro de Alto Rendimento da capital espanhola, local que escolheu para fazer a aclimatação antes dos Jogos.

A brasileira preferiu se preparar na Espanha e abriu mão do Crystal Palace, em Londres, onde a equipe de atletismo treina. A reclusão voluntária aumenta a dúvida sobre sua real condição.

O técnico de saltos da Espanha, Juan Carlos Alvarez, comentou sobre a brasileira.

"Maurren ainda luta contra um lesão no quadril", informou à Folha Alvarez, cicerone dos brasileiros no grandioso centro de treinamento da capital espanhola.

"Não há uma razão exata para sofrer com isso [lesão] coincidentemente agora, porque sei ela que vinha bem. Mas sei que está lutando."

A contusão no quadril atormenta a saltadora há quase dois meses. Sua última competição oficial foi a etapa de Eugene, nos EUA, da Liga Diamante, no dia 1º de junho. Na ocasião, seu melhor salto foi de 6,51 m, distância que lhe rendeu a sexta colocação.

Desde então, Maurren passou a reclamar de dores. Pediu dispensa da equipe brasileira que foi ao Ibero-Americano em Barquisimeto, na Venezuela, na semana seguinte. E não participou do Troféu Brasil, em São Paulo, no final de junho.

O problema físico atrapalha os planos da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que aposta em Maurren para chegar à final.

O melhor salto da brasileira na temporada, contudo, não está entre os 12 melhores do mundo. O máximo que ela alcançou até agora foi 6,85 m, em maio, em São Paulo.

Para conquistar o ouro em Pequim-08, por exemplo, atingiu os 7,04 m. Nunca alcançou os 7 m desde então.

"Vai ser difícil repetir o resultado de 2008. Sei porque estive com eles [Nélio e Maurren] antes de Pequim e, neste ano, vejo que ela tem mais problemas", disse Alvarez. A disputa do salto em distância começa em 7 de agosto.

Londres encerra um ciclo olímpico difícil para Maurren. No ano seguinte à conquista do ouro em Pequim, ela precisou fazer uma artroscopia no joelho direito. Só retornou em 2010, quando sofreu lesão na perna esquerda.

No ano passado, ficou em 11º no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, em agosto, porém foi campeã do Pan de Guadalajara, em outubro.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.