Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Murer falha em último teste no salto

2012 Isinbaieva também erra e vê alemã fazer melhor marca do ano

RODRIGO MATTOS
ENVIADO ESPECIAL A MÔNACO

Nem Fabiana Murer nem Ielena Isinbaieva. As duas saltadoras com vara favoritas ao ouro em Londres-2012 decepcionaram na Liga Diamante em Mônaco, última competição de atletismo de alto nível antes dos Jogos.

Ambas não superaram a marca de 4,70 m em três tentativas. Assim, o título ficou com a alemã Silke Spiegelburg, com 4,82 m, a melhor marca da atual temporada.

Pelo desempenho de ontem, ficou claro que Isinbaieva tem mais motivos para se preocupar do que Murer.

A brasileira errou seus saltos por pequenos toques após ultrapassar o sarrafo. O último foi por bem pouco, com um leve encostão. A russa fez movimentos descoordenados e nem sequer chegou perto de passar sobre a marca.

Murer não se mostrou temerosa até porque já tinha dito que a competição funcionaria como teste e os treinos são voltados aos Jogos. Atribuiu falhas ao cansaço e à falta do ritmo de competição.

"Estava há um tempo sem competir. Aqui queria testar as varas para ver qual usaria em cada altura. E entrar no ritmo", contou. "Estou cansada por causa do treinamento. A gente só parou o treino mais forte há uma semana."

Neste ano, a melhor marca de Murer foi 4,77 m. Ontem, ela acertou o primeiro salto com facilidade, ultrapassando 4,54 m. Por isso, ficou em quinto lugar. Depois, falhou.

Mas a atleta entende que não há influência na Olimpíada. Usa como exemplo seu título mundial, em 2011, quando não tinha grandes marcas antes do evento.

"Esperava saltar melhor neste ano. Mas tenho me dedicado mais aos treinos. E a experiência do ano passado me mostrou que esses resultados de antes não contam. Você pode saltar cinco metros antes e não chegar na hora."

Murer ficou surpresa com o desempenho de Isinbaieva, que neste ano atingiu apenas 4,75 m. Mesmo assim, ontem, a russa decidiu começar pelos 4,70 m. Nos dois primeiros saltos, não conseguiu a envergadura correta da vara e chutou o sarrafo por baixo.

"Acho que ela não achou o tamanho certo da vara no início e se perdeu", comentou.

Com um sorriso forçado no rosto, Isinbaieva deu uma explicação sem detalhes.

"Estava pronta para saltar alto. Mas os saltos foram pelo caminho errado. Vou voltar aos treinos e rever", analisou a recordista mundial e bicampeã olímpica.

O torneio, com todas as favoritas ao pódio, mostrou que os Jogos podem ter marcas mais baixas do que as esperadas. Murer acha que são cinco ou seis as candidatas.

"Acho que o ouro vai vir com marca de 4,90 m. O pódio pode ser com uns 4,80 m na primeira tentativa. Mas tenho que fazer 4,85 m [seu recorde pessoal] para garantir."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.