Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alonso brilha e crava a 2ª pole seguida

F-1 Debaixo de chuva, ferrarista sai na frente pela 1ª vez na Alemanha

DE SÃO PAULO

Grid do GP da Alemanha

1º F. Alonso 1min40s621
2º S. Vettel 1min41s026
3º M. Schumacher 1min42s459

-

Assim como já havia ocorrido na Inglaterra, há duas semanas, Fernando Alonso conquistou ontem em Hockenheim, debaixo de muita chuva, a pole position para o GP da Alemanha, décima etapa do Mundial de F-1, que acontece hoje, às 9h (de Brasília).

Depois de acabar com um jejum de 31 corridas sem sair no primeiro lugar do grid em Silverstone, o ferrarista brilhou novamente em condições bastante complicadas e assegurou a segunda pole seguida pela primeira vez desde a dobradinha Monza-Cingapura na temporada 2010.

"Quando você tem condições difíceis como as que enfrentamos hoje [ontem] é complicado conseguir uma volta limpa. São momentos de sobrevivência na pista e você precisa tentar completar a sessão para ver o que consegue, independentemente da posição", disse o espanhol.

O treino que definiu o grid da prova alemã começou sem chuva. Mas logo que a segunda parte da sessão teve início, as primeiras gotas começaram a cair. Quando os últimos dez pilotos foram à pista para definir o pole position, a chuva estava bastante forte.

Mas, diferentemente do que aconteceu em Silverstone, quando o treino ficou interrompido por quase duas horas, a sessão teve sequência. Com bastante dificuldade para manter os carros no asfalto, os pilotos tentavam melhorar seus tempos. E Alonso, além de uma boa volta, ainda contou com a estratégia acertada para assegurar a 22ª pole de sua carreira, a primeira em um GP alemão.

"No último minuto resolvemos ir aos boxes e colocar um jogo novo de pneus. Neste momento a pista melhorou um pouco e isso me ajudou a melhorar o tempo", afirmou.

Ao seu lado no grid estará Sebastian Vettel, da Red Bull. Mark Webber, que se classificou em terceiro, foi punido por ter trocado a caixa de câmbio de seu carro e largará em oitavo. Com isso, Michael Schumacher herdou a terceira colocação no grid.

Mas, se Alonso festejou a segunda pole do ano para a Ferrari, seu companheiro de time, Felipe Massa, não teve motivos para comemorar.

Depois da boa quarta colocação no grid na Inglaterra, o brasileiro conseguiu apenas o 13º posto ontem. "Acabei errando na minha volta e depois a chuva aumentou", justificou Massa. Bruno Senna larga na 14ª colocação.

NA TV
GP da Alemanha
9h Globo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.