Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bellucci vai à final e festeja calendário

TÊNIS Brasileiro dá preferência ao saibro e tenta o 2º título em Gstaad

FERNANDO ITOKAZU
DE SÃO PAULO

Após mais de dois anos, Thomaz Bellucci volta a disputar uma decisão de um evento de primeira linha no circuito da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

O brasileiro, 60º do mundo, venceu ontem o búlgaro Grigor Dimitrov, 61º, por 7/6 e 7/6 e busca hoje, às 6h, o título do Torneio de Gstaad.

Seu adversário será o sérvio Janko Tipsarevic, oitavo do mundo, que passou ontem pelo francês Paul Henri-Mathieu, por 7/6 e 6/3.

Campeão em 2009, Bellucci busca o segundo título na Suíça. Ele foi finalista pela última vez em Santiago em 2010, quando foi campeão.

A decisão em Gstaad mostra que a mudança do calendário em relação ao ano passado está dando resultados.

Em 2011, ao lado de Larri Passos, ele priorizou no segundo semestre os torneios maiores e em quadra rápida.

Após Wimbledon, Bellucci, 24, disputou, no circuito, os torneios de Los Angeles e Washington, que distribuem, respectivamente, 250 e 500 pontos ao campeão.

Neste ano, a disputa em Wimbledon ainda não havia terminado e Bellucci entrou no Challenger de Braunschweig e conseguiu faturar os 125 pontos do campeão.

Na semana passada, caiu diante de Tipsarevic na semifinal de Stuttgart e agora está na decisão no suíço, ambos torneios de 250 pontos.

Os três eventos após a eliminação na grama de Wimbledon diante de Rafael Nadal foram na terra batida.

"No ano passado optamos por jogar os torneios em quadra rápida nessa época, mas este ano já havíamos nos planejado voltar a jogar no saibro", afirmou Bellucci à Folha. "São torneios interessantes para quem gosta de jogar no saibro, como eu."

Nesta semana, o brasileiro tinha a opção de jogar em Hamburgo, também na terra, mas um evento de 500 pontos contra 250 na Suíça. "Tive bons resultados [em Gstaad], e as condições são muito parecidas com São Paulo."

O técnico Daniel Orsanic, que assumiu a orientação do brasileiro após o rompimento com Larri, afirmou que, mais do que preferência por determinada superfície, a questão logística influenciou na confecção do calendário.

"Decidimos jogar no saibro, pois já vínhamos para a Europa para Wimbledon e a Olimpíada e esses torneios são bem próximos um do outro aqui na Europa."

Orsanic também falou sobre a opção de jogar em Gstaad e não em Hamburgo.

"Stuttgart e Gstaad são jogados com um pouco de altitude, condições que o Thomaz já está acostumado em São Paulo", afirmou.

Com 12 vitórias em seus 13 últimos jogos, Bellucci se mostra contente com seu calendário. "São poucos os torneios de saibro, então temos que aproveitar os que têm."

NA TV
J. Tipsarevic x T. Bellucci
6h ESPN Brasil

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.