Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Médicos revelam tabu sobre o tema entre mulheres

DAS ENVIADAS A LONDRES

Acontece todo os meses, é parte da vida das mulheres, mas para muitas delas falar sobre menstruação gera desconforto. Até entre atletas, que precisam do corpo para conseguir seus resultados.

Por isso, a Confederação Brasileira de Judô procurou uma mulher especialista em ginecologia ligada ao esporte para cuidar de suas atletas.

"A gente não conseguia ter acesso a algumas atletas, entrar nessas questões. Há um certo tabu", diz Breno Schor, médico da confederação.

O trabalho com as atletas é feito por Tathiana Parmigiano há dois anos. Em Londres, ela é a ginecologista do Time Brasil, no Crystal Palace.

"Ela foi atleta e é irmã de ex-atleta, então a resistência foi mínima. As atletas se sentiram à vontade", diz Schor.

Da equipe brasileira, apenas Érika Miranda já havia procurado a confederação para reclamar de desconforto e pedir orientação.

"Ela é quem fica menos constrangida. Contou que passava sufoco com dores e TPM, e foi decidido colocar o implante", afirma Schor.

No entanto, nem todas as atletas da delegação brasileira são acompanhadas por médicos do COB ou de confederações. Juliana Veloso, dos saltos ornamentais, faz controle com sua obstetra.

"Não tenho TPM nem sofro com cólica. Fico mais forte antes da menstruação, o que é bom quando estou competindo", afirma a atleta.

"Mas o problema é que não consigo controlar quando isso acontece porque minha menstruação é muito destrambelhada", declara.

Mesmo tomando pílula, Juliana engravidou.

"São esses pequenos detalhes [como indicar a pílula adequada a cada atleta] que fazem a diferença no esporte de elite", declarou o ginecologista Eliano Pellini, que ministrou palestras para a seleção feminina de vôlei.

(MB E ML)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.