Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vanessa Barbara

vanessa.barbara@uol.com.br

Olimpíada na ZL

No último sábado, acompanhei a passagem da tocha em Hackney, um bairro pobre da zona leste de Londres, onde vivem nigerianos, turcos, indianos, míopes, asmáticos e gente que não lava o umbigo. É onde estou orgulhosamente hospedada -originária do Mandaqui, na zona norte de São Paulo, senti-me em casa desde o primeiro dia.

Era cedo quando os populares começaram a ocupar as calçadas à espera da tocha, na esquina da Rectory com a Armhurst Road. Alguns abriram as janelas do quarto e ficaram pescoçando. Outros desceram com cadeiras e garrafas de cerveja, ao lado dos vizinhos e das crianças dos vizinhos.

Nervoso, um menino de dez anos mastigava compulsivamente balas de goma em forma de ovos fritos, enquanto seu irmão mais novo olhava o relógio de cinco em cinco minutos.

"Já era pra ter passado", informou uma senhora com poucos dentes. "Vai ver que roubaram a tocha", disse o menino, completando: "Seria bem legal".

Entediado, um policial brincava de levantamento de peso, erguendo crianças pelos braços, e um garoto de uns 13 anos passava de lá para cá num meio de transporte notável -era um praticante de hóquei em monociclo, modalidade popular em Hackney.

Alguém, ao longe, anunciou a chegada de um carro de polícia, provavelmente o batedor da tocha. "É só um carro de sorvete", informou um dos garotos, sempre na vanguarda da visualização da esquina.

Conforme o atraso se adensava, ele perdeu a paciência: "Onde está essa tocha estúpida?".

Em questão de instantes, três ônibus de patrocinadores rasgaram o cruzamento, distribuindo "frisbees" e bandeirolas com a Union Flag. Malandros, policiais de moto passaram cumprimentando a multidão com um "toca aqui". No fim de tudo, veio o portador da tocha, um rapaz negro que arrancou reações extasiadas do popular sentado (que se levantou), da senhora sem dentes, do garoto das jujubas, de seu irmão mais novo e de uma menina cega, que por pouco não passou a enxergar.

Num arroubo de patriotismo, o rapaz brandiu o símbolo olímpico enquanto praticava um tipo pimpão de "silly running", modalidade inspirada no grupo cômico Monty Python, que consiste em correr de forma tola e esquisita. A multidão de Hackney correu atrás -nós, os participantes mancos, míopes e asmáticos desta Olimpíada que está só começando.

P.S.: Não fomos muito longe.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.