Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Arenas vão ter 'comentarista particular' em áudio e vídeo

Haverá fones de ouvido como os usados em museu e vinhetas com explicações

MARIANA LAJOLO
ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

Os torcedores que forem às arenas dos Jogos de Londres poderão ter seu comentarista particular: alguém falando em seus ouvidos e guiando suas experiências nas competições. Será quase como se assistissem pela televisão.

Os britânicos não querem correr o risco de ter espectadores perdidos nas provas de atletismo, sem saber para onde olhar, ou de ver torcedores confusos, sem entender a pontuação do judô ou as regras básicas da ginástica.

Para isso, criaram dois sistemas de apoio ao público.

Quem quiser ajuda para entender as disputas tem a opção de alugar fones de ouvido como os utilizados em visitas a museus. Em 12 modalidades, poderá ouvir comentários sobre o que acontece nas áreas de competição.

"Nós fizemos várias pesquisas, e isso foi uma das coisas que os espectadores disseram que gostariam de ter aqui. Então decidimos colocá-los em 12 modalidades", disse Debbie Jevans, diretora de esporte do Locog, o comitê organizador dos Jogos.

Se o torcedor não entender absolutamente nada do esporte que for assistir, também não estará desamparado.

Vídeos curtos, de poucos minutos, serão exibidos nos estádios antes das competições para explicar regras básicas daquela disputa. Foram gravadas mais de 200 vinhetas para torcedores leigos.

"Apesar de eu achar justo dizer que a Grã-Bretanha é uma nação de fãs de esporte, muitas modalidades que temos na Olimpíada nunca foram vistas pelas pessoas. Nosso foco é em alguns poucos esportes", disse Jevans.

"Não há muito de taekwondo, pentatlo moderno ou handebol na Grã-Bretanha. O que fizemos foi tentar assegurar que o jeito como apresentamos o esporte permita que essas pessoas entendam o que elas estão assistindo, para aproveitarem ainda mais."

Outra preocupação do comitê foi garantir que todos os locutores e animadores das arenas conheçam as modalidades que vão apresentar.

Para isso, a entidade pediu ajuda das federações internacionais de cada esporte.

O intercâmbio, porém, pode acabar dificultando um pouco a compreensão do público nas provas de atletismo.

A Iaaf (entidade que controla o esporte) exigiu que o responsável por narrar provas fosse um canadense.

Assim, os anúncios no Estádio Olímpico serão em inglês americano, não britânico. "Nós respeitamos as regras da Iaaf. Mas trabalhamos de perto com eles para assegurar que a pronúncia dos nomes seja correta. Todos os outros locutores são ingleses", reforçou Jevans.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.