Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Surpresa, presença de Marina na abertura gera desconforto político

Dilma evita criticar rival, mas Rebelo usa ironia para comentar convite do COI à ex-ministra

LEANDRO COLON
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

A presença da ex-ministra Marina Silva como personagem da cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres, anteontem, causou um desconforto na comitiva da presidente Dilma Rousseff.

Ao sair para passear ontem pelas ruas da cidade, a presidente admitiu que foi pega de surpresa. "Eu não sabia."Mas evitou criticar Marina, hoje adversária política. "É um orgulho para nós."

Assessores e ministros dela em Londres amanheceram ontem, no hotel Ritz, sem esconder o incômodo com o destaque dado a Marina.

Coube ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, verbalizar, em tom de ironia, a insatisfação com o convite do COI para a ex-ministra do Meio Ambiente ser uma das escolhidas para carregar a bandeira olímpica na abertura.

"A Marina Silva sempre teve boas relações com a aristocracia europeia", afirmou Rebelo. "Não podemos determinar quem a Casa Real vai convidar, fazer o quê?"

"Foi uma surpresa", declarou o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Marina disputou a eleição de 2010 contra Dilma e tem Rebelo como um desafeto, principalmente pelos embates em torno do Código Florestal, do qual o ministro foi relator no Congresso.

Alguns ministros consideraram "deselegante" o fato de o governo não ter sido informado de que ela participaria. Para outro ministro, seria como convidar o líder do Partido Trabalhista para festa com a presença de autoridades do governo britânico.

Segundo o COI, Marina foi convidada "por sua luta contra a destruição da floresta brasileira, enfrentando oposição política e o assassinato de seu colega Chico Mendes".

Ela contou à Folha que apenas na terça-feira soube que levaria a bandeira. "Eles disseram que eu deveria guardar a surpresa."

Ontem, a presidente disse que gostou da cerimônia de abertura em Londres, mas afirmou que o Brasil fará melhor. "Vamos levar uma escola de samba e abafar." A declaração foi dada durante um passeio pelas ruas londrinas.

Dilma fez caminhada de 40 minutos e comprou globo terrestre e camiseta numa loja da National Geographic.

Colaborou MATHEUS LEITÃO, de Brasília

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.