Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Futuro lutador de MMA bate Guilheiro e quer 'ganhar dinheiro'

JUDÔ
Americano, que é faixa marrom de jiu-jítsu e tirou brasileiro da disputa pelo ouro, agora mira UFC

EDUARDO OHATA
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Praticante de MMA (em inglês, artes marciais mistas) e faixa marrom de jiu-jítsu, Travis Stevens eliminou da disputa do ouro, ontem, o brasileiro Leandro Guilheiro, número um do ranking olímpico na categoria até 81 quilos.

"Ele treina MMA, tem uma baita técnica para lutas no solo. A ideia é que, após os Jogos, ele vá lutar MMA", disse à Folha depois do combate Ernest Pund, assessor de Stevens, que nos intervalos entre as lutas se recusou a falar.

A informação de que Stevens contempla ir ao MMA foi corroborada à reportagem por Nick Delpopolo, um outro judoca olímpico dos EUA, que competiu anteontem.

Guilheiro foi derrotado, nas quartas de final, pelo norte-americano e, posteriormente, na repescagem, pelo nipônico Takahiro Nakai.

Stevens, que caiu na disputa pelo bronze diante do canadense Antoine Valois-Fortier, que além de judoca é faixa marrom em jiu-jítsu -obtida sob o treinamento do brasileiro Renzo Gracie.

Antes dos Jogos, Stevens reconheceu que o MMA tem muito a oferecer a ele, já que reúne vários tipos de luta, e que ele adoraria se aperfeiçoar em outros esportes.

Argumentou que o UFC tem alguns dos melhores atletas do mundo e que gostaria de testar suas habilidades contra alguém como o canadense Georges St Pierre, campeão meio-médio do UFC.

Ele acrescentou: "Também preciso de dinheiro". "Não me importo em levar socos no rosto. Adoro fazer luta greco-romana, jiu-jítsu, fiz um pouco de boxe [com o treinador Steve Maze], então por que não fazer MMA?", questionou.

No cenário nacional, o Comitê Olímpico Brasileiro identificou o MMA como ameaça ao desenvolvimento do judô com vista à Olimpíada de 2016, no Rio. Além disso, o MMA também quer fazer parte do programa olímpico.

No que pôde ser interpretado como uma medida preventiva, no sorteio das chaves dos Jogos, cartolas lembraram que o judô tem representatividade mundial, calcanhar de aquiles do MMA.

Após perder para Nakai, Guilheiro, que tentava em Londres sua terceira medalha olímpica, disse que prosseguirá com a sua carreira.

"Minha história não terminou. Por mais significativa que tenha sido esta derrota, não será uma complicação que me fará acabar com tudo", argumentou Guilheiro.

"Se eu não consegui dessa vez, é porque as coisas não se arrumaram como deveriam."

Desde que subiu de peso, em dezembro de 2009, Guilheiro havia deixado de ir ao pódio apenas uma vez.

A brasileira Mariana Silva perdeu para Lili Xu em seu combate de estreia, na categoria até 63 quilos. A chinesa foi prata na competição.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.